O futebol é feito de ciclos. Se há um mês a torcida do Juventude estava apreensiva e com medo de um rebaixamento à Série C, hoje o momento é completamente diferente. Desde que desembarcou em Caxias do Sul, Thiago Carpini não sabe o que é perder ou empatar. São cinco jogos e cinco vitórias, tirando o time da 19ª colocação e colocando em oitavo na Série B. Dos triunfos, chama atenção que três foram longe de casa.
“A gente busca a cada jogo a evolução, a constância. É uma competição muito longa, então você tem que ter uma regularidade. Não é simplesmente um vitória momentânea em um jogo esporádico, é uma construção de ideias, e a gente sabe que isso vai ser cada vez mais difícil pontuar principalmente na virada do turno”.
Se a meta antes era brigar para não cair, agora o Juventude já consegue ver o G4 em sua frente. Com a vitória sobre o Criciúma na quinta-feira (8), o time chegou aos 18 pontos e conquistou sua quinta vitória consecutiva, o que não acontecia desde o Gauchão de 2016. Agora, o time está apenas dois pontos atrás do Sport, primeiro dentro do grupo dos quatro primeiros. Mas Carpini tratou de frear as comemorações.
“Eu não gosto de muita euforia, acho que tu que é demais atrapalha. Foi muito bom, foi fantástica a entrega dos atletas, o mérito total deles”, e complementou. “Antes de a gente falar de objetivos maiores a gente tem que fazer esse jogo de domingo, buscar mais um bom jogo, a vitória é a consequência disso”.
O que também chamou atenção da torcida nos últimos jogos foi o rendimento dos atletas. O experiente meia Nenê, mesmo aos 41 anos, segue acumulando boas partidas. O centroavante Rodrigo Rodrigues marcou pelo terceiro jogo consecutivo e chegou a vice artilharia da competição com cinco bolas na rede. Ainda assim, o volante Mandaca e o zagueiro Danilo Boza são outros dois nomes recuperados. E, mesmo com a sequência pesada de jogos recentes, Carpini descartou poupar.
“Eu não sou a favor de poupar, não vamos tirar o que tiver de melhor, nós estamos só na 11ª rodada, é muito cedo para poupar, futebol não te permite esse tipo de coisa”.
Nno próximo domingo (11), o Ju receberá a Tombense no Alfredo Jaconi. O time mineiro ocupa a vice-lanterna da Série B, sendo uma partida em que o Verdão deve ir para cima desde os primeiros minutos, principalmente se contar com um grande público no estádio.