O Brasil tem um novo campeão no circuito da ATP. João Fonseca, de 18 anos, venceu o argentino Francisco Cerundolo por 2 sets a 0 (6-4 e 7-6) neste domingo (16) e conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires. Com o feito, ele se tornou o tenista brasileiro mais jovem a erguer um troféu de torneio da ATP, superando a marca de Thiago Wild, que venceu o ATP de Santiago aos 19 anos, em 2020.
Mostrando maturidade, Fonseca enfrentou a pressão da torcida na quadra Guillermo Villas e soube administrar o jogo contra o número 1 da Argentina. Ele quebrou o saque do adversário no início de cada set e, apesar de perder duas oportunidades de fechar a partida, foi dominante no tie-break para confirmar a vitória.
Esse é o primeiro título de João Fonseca nos torneios de nível ATP. No ano passado, ele já havia vencido o ATP Next Gen Finals, competição que reúne os melhores tenistas com menos de 20 anos. O triunfo em Buenos Aires também garantiu ao brasileiro uma premiação de US$ 100 mil (cerca de R$ 572,7 mil) e um salto no ranking. Agora, ele ocupa a 68ª posição e é o melhor brasileiro classificado.