Fotos: Ricardo Duarte/S.C. Internacional
Fotos: Ricardo Duarte/S.C. Internacional

Com mais três pontos e muita sorte, o Inter permanece na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (7), na última rodada da competição nacional, o colorado fez 3 a 1 sobre o Bragantino, no Beira-Rio, e contou com a ajuda de dois resultados paralelos para evitar o que seria o segundo rebaixamento na história do clube.

Primeiro tempo

Precisando do resultado, o Inter teve um início de jogo com posse de bola, mas também com a mesma falta de qualidade observada nas rodadas anteriores. A primeira finalização colorada aconteceu apenas aos 25 minutos. Alan Rodríguez arriscou de longe e o goleiro Cleiton espalmou.

A equipe assumida por Abel Braga demonstrou lentidão na criação das jogadas, mas não se entregou e melhorou na reta final da etapa. Aos 31, na sobra de um escanteio, Bruno Gomes bateu de primeira e a bola explodiu na trave, quase abrindo o marcador. O Bragantino pouco fez nos 45 minutos iniciais.

Segundo tempo

A volta do intervalo voltou com tudo dando certo para o Inter. Logo de início, os resultados paralelos começaram a ajudar e, aos 4 minutos, o gol colorado saiu. Após cruzamento pela direita, Gabriel Mercado subiu mais alto que a defesa paulista e cabeceou para a rede. 1 a 0.

Porém, aos poucos, a situação voltou a ficar desconfortável e o nervosismo tomou conta do Beira-Rio, se tornando necessário mais um gol para ficar na Série A, devido a um empate parcial do Fortaleza. Aos 14, por pouco não aconteceu. Após um bate e rebate, Borré bateu para fora, muito próximo à trave.

A sequência da rodada foi de fortes emoções, com mudanças de placares nas outras partidas. Primeiro, o Ceará levou a virada do Palmeiras, o que era benéfico. Porém, logo depois o Vitória abriu o placar contra o São Paulo, voltando a ser ruim para o colorado.

Aos 29, foi marcado pênalti para o Inter e criada a chance do gol que era necessário. Alan Patrick foi para a bola, deslocou o goleiro e ampliou a vantagem. 2 a 0. A partir desse momento, a torcida era apenas para que nenhum resultado da rodada fosse alterado.

Aos 35, em um contra-ataque rápido pelo corredor central, a situação ficou tranquila, ao menos no Beira-Rio. Carbonero recebeu ótimo passe em profundidade de Ricardo Mathias e bateu forte, no alto, sem reação do goleiro Cleiton. 3 a 0.

Aos 42, ainda deu tempo para o Bragantino descontar. De fora da área, Jhon Jhon acertou um bonito chute no canto esquerdo de Rochet, que não alcançou. 3 a 1.

Permanência

O que era visto como improvável antes do início da rodada se concretizou. O Inter venceu, foi ajudado pelos resultados paralelos e evitou o segundo rebaixamento para a Série B. O colorado terminou o Campeonato Brasileiro com 44 pontos.

Escalações

Inter: Rochet; Braian Aguirre, Vitão, Mercado e Bernabei (Juninho); Thiago Maia, Bruno Gomes (Bruno Henrique), Alan Rodríguez e Alan Patrick (Richard); Vitinho e Borré.

Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes (Andrés Hurtado), Gustavo Marques, Alix Vinicius e Juninho Capixaba; Gustavinho (Matheus Fernandes), Gabriel (Eric Ramires) e Jhon Jhon; Lucas Barbosa (Fernando), Eduardo Sasha (Vinicinho) e Isidro Pitta.