RECONHECIMENTO

Inter faz homenagens ao ex-goleiro Manga

Bicampeão brasileiro e tricampeão gaúcho pelo colorado, goleiro fez história no futebol brasileiro

Goleiro foi bicampeão brasileiro pelo colorado. Foto: SC Internaconal, arquivo
Goleiro foi bicampeão brasileiro pelo colorado. Foto: SC Internaconal, arquivo

O Internacional promove homenagens ao ex-goleiro Manga, ídolo do clube, que morreu aos 87 anos nesta terça-feira (08).

Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, marcou época com mais de 30 títulos importantes, entre Mundial, Libertadores e seis nacionais, defendendo Nacional do Uruguai e Inter. Ele faleceu no Hospital Rio Barra, no Rio de Janeiro, onde lutava contra um câncer de próstata.

O colorado emitiu nota em suas redes sociais oficiais e vai fazer um minuto de silêncio em homenagem ao ídolo antes do início da partida de quinta-feira (19), diante do Atlético Nacional da Colômbia, pela Libertadores, no Beira-Rio.

Nas redes, o Inter publicou o seguinte texto:

É com imenso pesar que o Sport Club Internacional comunica o falecimento de Haílton Corrêa de Arruda, o eterno Manga, aos 87 anos. Ídolo inesquecível, Manga foi peça fundamental na história colorada, conquistando dois Campeonatos Brasileiros (1975 e 1976) e três Campeonatos Gaúchos (1974, 1975 e 1976).

Sua atuação na final do Brasileiro de 1975, jogando com dois dedos quebrados, simboliza a coragem e a entrega que o tornaram um dos maiores goleiros da nossa história.

Descanse em paz, Manguita! 🙏🕊️”

Natural de Recife-PE, foi revelado pelo Sport, clube pelo qual foi tricampeão pernambucano na década de 50. Manga brilhou no futebol brasileiro por três décadas.

No Botafogo-RJ, foi tetracampeão estadual, em 1961, 1962, 1967 e 1968. Ganhou também três vezes o imponente, na época, Torneio Rio-São Paulo, em 1962, 1964 e 1966. No Nacional do Uruguai, Manga ganhou quatro títulos nacionais, a Libertadores e o Mundial de 1971.

Depois, Manga veio para o Inter, onde ganhou três gauchões. Foi bicampeão brasileiro, em 1975 e 1976.

O Brasil celebra a data de aniversário de Manga, 26 de abril, como o Dia do Goleiro, de acordo com Lei.