O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou a perda de três mandos de campo para o Internacional no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino devido a ato de racismo denunciado pelo Sport-PE, em jogo disputado na segunda-feira (31).
O pedido da Procuradoria foi imediatamente deferido pelo presidente do Tribunal, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
Segundo o clube, a responsável por arremessar uma banana em direção ao banco de reservas do time adversário no momento do gol de empate do time pernambucano foi uma das atletas da categoria de base.
A partida foi disputada no Estádio do SESC Protásio, em Porto Alegre. O placar final da partida foi de 2 a 2. Toda a documentação relatando o ato foi enviada após a partida, ainda na segunda-feira.
Diante da medida inominada, o cumprimento da pena é imediato. De qualquer maneira, haverá julgamento no dia 10 de abril, podendo a pena ser majorada.
“Defiro o pedido liminar para determinar, cautelarmente, a perda de mando de campo pelo Sport Club Internacional, com realização das partidas com portões fechados, até o julgamento por colegiado da denúncia anunciada pela Procuradoria, a quem cabe a adoção de rito urgente para formalização do ato. Caso o julgamento por colegiado não se dê a tempo, os efeitos da presente ordem se limitam a três partida”, determina Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
Árbitra pode ser punida e atleta foi afastada
A árbitra do jogo, Cássia Franca de Souza, pode ser denunciada e ir a julgamento porque não utilizou o protocolo antirracismo implementado pela CBF, mesmo tendo relatado o fato em súmula.
De acordo com o vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, Ivandro Morbach, o contrato com a jogadora que arremessou a banana já foi rescindido. A identidade dela não foi divulgada.