Esportes

Grêmio vence Universidad Católica e encaminha classificação na Libertadores

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio venceu mais uma partida na Libertadores e praticamente encaminhou sua classificação no Grupo E, com 10 pontos. Com gols de Pepê e de Rodrigues, o tricolor bateu a Universidad Católica e quebrou um tabu de cinco partidas sem vitória na Arena.

A Católica começou com uma pressão acachapante, dominando o setor ofensivo. A defesa composta por Tonhão Rodrigues e David Braz teve que contar com as constantes descidas dos meio-campistas, tamanha a pressão dos chilenos. Logo aos 4’, Aued ficou livre dentro da grande área e forçou grande defesa de Vanderlei. Ainda assim, o domínio não era convertido em muitas chances.

Passados os minutos iniciais, o tricolor conseguiu agredir. Primeiro, Diego Souza cabeceou após grande cruzamento de Cortez, mas a bola saiu à esquerda de Dituro. No lance seguinte, Alisson soltou uma bomba e quase abriu o placar. Sem conseguir marcar, a partida retornou ao ponto inicial.

A Católica chegou a ter mais de 70% de posse de bola e atuou com todo o seu time no campo de ataque. O gol saiu, enfim, aos 26’, mas foi marcado o impedimento de Fuenzalida. O primeiro tempo se resumiu em um domínio por vezes inofensivo dos chilenos, enquanto o Grêmio atuou de maneira reativa e objetiva, com seis finalizações na etapa.

O que teve de tenebroso no primeiro tempo, Renato corrigiu. Com um minuto de bola rolando, Robinho cruzou da direita e encontrou Pepê. O ponta dominou com a coxa e chutou no canto para abrir o marcador. Este foi o segundo gol de Pepê na Libertadores – o primeiro foi no Gre-Nal da última quarta-feira.

O gol animou os donos da casa, que seguiram pressionando no ataque. Pepê chegou com perigo poucos minutos depois e, aos 17’, Alisson fez grande jogada na direita e cruzou rasteiro para o zagueiro Rodrigues marcar. Na verdade, Rodrigues, não: Tonhão!

Com a vantagem no placar, o tricolor recuou suas linhas e deu campo para a Católica. Posse de bola e pouca objetividade pautaram os minutos seguintes dos chilenos. Ao longo da etapa, Thaciano entrou no lugar de Robinho, Ferreira substituiu Pepê e Ruan entrou no lugar de Rodrigues.

A partida diminuiu o ritmo e, apesar da posse, os chilenos pouco fizeram. Renato colocou em campo ainda Lucas Araújo e Luiz Fernando, queimando todas as alterações possíveis. Apenas aos 45’ que Pinares chegou com perigo na área tricolor, mas a bola passou ao lado da meta de Vanderlei. Aos 50’, fim de jogo e vitória importantíssima na Arena.

Com os três pontos em casa, o Grêmio assumiu, ainda que momentaneamente, a liderança do Grupo E, chegando aos 10 pontos. Dependendo do resultado de América de Cali e Internacional, o tricolor confirma sua classificação às oitavas-de-final. Entrando em outubro, a última rodada da fase de grupos acontecerá apenas no dia 22. Até lá, a preocupação do Grêmio será o Brasileirão, tendo jogo já neste sábado contra o Internacional – o sexto clássico do ano!