O fantasma do rebaixado foi exorcizado neste domingo. Com gols de Cristaldo e Ruan, contra, o Grêmio fez ótimo primeiro tempo e derrotou o São Paulo por 2 a 1, na Arena, em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão. Luiz Gustavo descontou para o Tricolor do Morumbi.
Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou aos 44 pontos e, praticamente, garantiu a sua permanência na Série A do Brasileirão em 2025. Na próxima quarta-feira, os comandados de Renato Portaluppi enfrentam o Vitória, às 20h, no Barradão.
Ótima atuação e vitória encaminhada
Empurrado pela torcida, o Grêmio iniciou a partida de maneira eletrizante. Com um minuto, após jogada de João Pedro, a bola sobrou para Aravena, que finalizou para a defesa de Rafael. O São Paulo até chegou a levar perigo com Luciano, que parou em boa defesa de Marchesín, aos 18. Mas a pressão seguia dos gaúchos. Dois minutos depois, João Pedro driblou Rafael e cruzou para Aravena, sem goleiro. O camisa 16 finalizou, mas foi travado por Ruan.
Aos 22, Cristaldo deu belo passe para Aravena, que saiu cara a cara com Rafael, finalizou rasteiro, mas o goleiro paulista fez grande defesa. A blitz gremista seguia a topo vapor. Aos 27, Braithwaite completou cruzamento de cabeça e Rafael fez a defesa. Aos 31, Soteldo cruzou, a bola bateu no braço de Luiz Gustavo, porém o árbitro e o VAR mandaram seguir o lance. A pressão dos donos da casa surtiu efeito quatro minutos depois. Aos 35, João Pedro ajeitou e Cristaldo bateu cruzado para abrir o placar: 1 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Tricolor gaúcho seguiu abafando no campo de ataque. Aos 45, Villasanti ganhou de Lucas na grande área e cruzou rasteiro. Na confusão, Ruan completou contra o próprio gol, aumentando a vantagem gremista na Arena: 2 a 0. Na última chegada na etapa inicial, aos 47, Luciano arriscou de fora da área, e a bola passou perto da trave esquerda de Marchesín.
Pressão paulista, mas três pontos confirmados
A tônica do segundo tempo foi outra, com o São Paulo ocupando o campo de ataque e pressionando o Grêmio contra a sua própria área. Mesmo com mais posse de bola, os paulistas tinham dificuldades para criar chances de gol, conseguindo descontar na primeira chegada. Aos 18, após cobrança de escanteio, a zaga gremista cortou e a bola sobrou para Luiz Gustavo, que pegou de primeira e mandou no canto direito de Marchesín: 2 a 1.
Com o gol marcado, os visitantes mantiveram o ímpeto e reclamaram de um pênalti. Aos 20, Luiz Gustavo partiu para o ataque e sairia cara a cara com Marchesín, mas caiu após puxão de João Pedro. O árbitro e o VAR mandaram o lance seguir. Aos 28, após boa jogada, Wellington Rato recebeu dentro da área e finalizou na rede, mas pelo lado de fora.
Com a vantagem mínima no marcador, o Grêmio tratou de administrar nos minutos finais, enquanto o São Paulo pressionou, mas sem conseguiu levar muito perigo à meta de Marchesín. No apito final do árbitro, muito alívio na Arena, com os gaúchos garantindo permanência na Série A.
Com informações de O Correio do Povo