
Na briga direta pelo título brasileiro, o Palmeiras levou a pior na Arena, na noite desta terça-feira (25), e foi derrotado pelo Grêmio, de virada, no placar de 3 a 2. O tricolor chegou à metade de cima da tabela da competição nacional e está próximo de garantir vaga na Copa Sul-Americana.
Primeiro tempo
As duas equipes tiveram seus momentos nos minutos iniciais, mas foi o Palmeiras, mesmo com time alternativo, que apresentou leve superioridade. A primeira boa chance de gol aconteceu aos oito minutos, com Jefté, que bateu cruzado, próximo à trave.
Já o Grêmio, assustou o adversário aos 16 minutos, com Edenílson. O meio-campista recebeu cruzamento de Pavón e finalizou rasteiro para a defesa de Marcelo Lomba.
Porém, o time paulista seguiu melhor em campo e a abertura do placar foi questão de tempo. Aos 23, sem marcação, Facundo Torres recebeu cruzamento de Sosa pela esquerda e cabeceou para a rede. 1 a 0.
O tricolor evoluiu depois dos 30 minutos e começou a criar melhores oportunidades. O resultado disso foi o gol de empate, no último lance da primeira etapa. Após um arremesso lateral de Marcos Rocha, direto na grande área, Wagner Leonardo raspou de cabeça e Amuzu finalizou no canto direito do goleiro. 1 a 1.
Segundo tempo
Com o mesmo ritmo da reta final do primeiro tempo, o Grêmio voltou do intervalo superior ao Palmeiras. Em uma das chegadas ao ataque, Carlos Vinícius foi derrubado por Aníbal Moreno dentro da área e o VAR confirmou pênalti. O próprio Carlos Vinicius cobrou e converteu, acertando o canto direito e deslocando o goleiro Marcelo Lomba. 2 a 1.

Aos 20 minutos, mais uma grande investida tricolor. Pela direita, Alysson saiu na cara do gol e tentou bater cruzado, mas Lomba fez boa defesa e impediu o terceiro gol. Aos 34, Arthur invadiu a área e tinha condições de finalizar, mas foi derrubado, confirmando mais um pênalti e a expulsão de Giay. Willian cobrou com qualidade e ampliou. 3 a 1 Grêmio.
Aos 47, ainda deu tempo para o Palmeiras marcar pela última vez e diminuir a desvantagem. Após cruzamento na segunda trave, Benedetti desviou para a rede. O lance passou por revisão do VAR, mas o gol foi confirmado. 3 a 2.
Como fica o Grêmio
A vitória levou o Grêmio aos 46 pontos, escalando para a metade de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. A vaga na Copa Sul-Americana está próxima de ser garantida pelo tricolor. Na próxima rodada, o time de Mano Menezes enfrenta o Fluminense, na terça-feira (2), às 21h30, na Arena.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha (João Lucas), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi (Cuéllar), Arthur e Edenilson (Willian); Amuzu (Cristaldo), Pavón (Alysson) e Carlos Vinícius.
Palmeiras: Marcelo Lomba; Giay, Benedetti, Micael (Riquelme) e Jefté; Aníbal Moreno (Andreas Pereira), Emiliano Martínez, Mauricio (Bruno Rodrigues) e Felipe Anderson; Facundo Torres (Allan) e Sosa (Luighi).