NA ARENA

Grêmio vence o Fortaleza em jogo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão

Tricolor voltou a abrir cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento

Foto: Adroir fotógrafo
Foto: Adroir fotógrafo

O Grêmio cumpriu um dos seus jogos atrasados pelo Campeonato Brasileiro nesta terça-feira (29), e derrotou o Fortaleza, no placar de 2 a 1, na Arena. O time de Mano Menezes conquistou três pontos importantes, que voltaram a deixar o tricolor com uma vantagem mais confortável para a zona de rebaixamento.

Primeiro tempo

Com maior domínio da bola nos instantes iniciais, o Grêmio foi ao ataque e teve um pênalti marcado a seu favor aos 8 minutos. Cristian Oliveira recebia cruzamento pela direita, quando o goleiro Magrão o derrubou dentro da área. Braithwaite foi para a cobrança e converteu, acertando o meio do gol. 1 a 0. Pouco depois, aos 14 minutos, mais um pênalti foi marcado, por Magrão errar o tempo da bola e acertar Alysson na pequena área. Braithwaite cobrou de novo, dessa vez no canto esquerdo do goleiro, para ampliar a vantagem. 2 a 0.

Mesmo após um início aterrorizante, o Fortaleza não desistiu e conseguiu diminuir aos 23 minutos. Breno Lopes fez cruzamento para Herrera, que cabeceou na trave. No rebote, com o caminho livre, Deyverson concluiu na rede. 2 a 1. Motivado pelo gol, o Leão contou com uma queda brusca no rendimento tricolor e equilibrou o jogo.

Segundo tempo

Ainda com um nível baixo de produtividade, o Grêmio encontrou dificuldades para sair do campo de defesa na volta do intervalo. Sem retomar um melhor ritmo, o time de Mano Menezes precisou resistir à posse de bola ofensiva do Fortaleza. Aos 29, Deyverson teve a chance de empatar com uma cabeçada, mas Tiago Volpi fez a defesa.

Em jogadas rápidas, principalmente pelos lados do campo, o tricolor chegou até a animar a torcida presente na Arena, mas não conseguiu espaço suficiente para ampliar o marcador. Aos 44, Volpi ainda precisou operar uma grande defesa, em cobrança de falta de Gastón Ávila, para garantir a vitória.

Foto: Matheus Amorim/FEC

Como fica o Grêmio

O Grêmio chegou aos 20 pontos, mas não ganhou posições na tabela do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o tricolor abriu cinco de vantagem para o Z-4 e se encontra em uma situação mais confortável. Também foi encerrada uma sequência de cinco jogos sem vencer. No próximo sábado (2), os comandados de Mano Menezes voltam à campo para jogar diante do Fluminense, às 21h, no Maracanã.

Escalações

Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Camilo), Kannemann, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti e Riquelme (Pavón); Alysson (Edenilson), Cristian Olivera e Braithwaite.

Fortaleza: Magrão; Mancuso (Emmanuel Martínez), Kuscevic, Gastón Ávila e Bruno Pacheco (Diogo Barbosa); Lucas Sasha, Matheus Pereira e Lucca Prior (Yago Pikachu); Deyverson (Adam Bareiro), Breno Lopes e Herrera (Lucero).