Mesmo com o apoio do torcedor, que voltou a colocar um grande público na Arena, o Grêmio não conseguiu reverter o placar do jogo de ida, diante do Alianza Lima. Nesta quarta-feira (23), o tricolor ficou no 1 a 1 contra os peruanos, não alcançando a necessidade de vencer por, pelo menos, dois gols de diferença, e foi eliminado da Copa Sul-Americana.
Primeiro tempo
Precisando de um resultado positivo, o Grêmio iniciou o jogo com muita pressa para atacar, o que acabou prejudicando a criação de algumas jogadas nos primeiros minutos. Já o Alianza Lima, que tinha o tempo a seu favor, foi consistente ao se defender e teve maior volume em chegadas ao campo ofensivo. Aos 24 minutos, Guerrero quase abriu o placar para os peruanos, com um chute de primeira que parou nas mãos de Tiago Volpi. Aos poucos, o tricolor evoluiu e conseguiu ficar mais com a bola, mas não levou perigo à defesa adversária.
Segundo tempo
O nervosismo no lado tricolor seguiu evidente com a chegada da segunda etapa, mas a insistência foi recompensada na bola parada. Aos 10 minutos, Marlon cobrou escanteio pela esquerda e Gustavo Martins apareceu na primeira trave, fazendo o desvio para o gol. 1 a 0.
O time de Mano Menezes seguiu na luta pelo empate do placar agregado. Aos 29, André Henrique finalizou rasteiro e acertou a trave. Aos 37, Braithwaite teve chance dentro da pequena área, mas o goleiro Viscarra fez uma defesa salvadora. Na reta final, o Alianza Lima teve o zagueiro Zambrano expulso e a pressão do Grêmio aumentou, mas não foi possível marcar.
Para sacramentar a vaga para o time peruano, o Alianza Lima ainda empatou no último minuto, em um lance de contra-ataque. Aos 50, Barcos exerceu a lei do ex, batendo por cima de Tiago Volpi e encontrando a rede. 1 a 1.
Eliminado
Eliminado da Copa Sul-Americana, o Grêmio foca na disputa do Campeonato Brasileiro. O tricolor volta a campo no sábado (26), para enfrentar o Palmeiras, às 21h, no Allianz Parque. Já o Alianza Lima, terá a Universidad de Quito como adversária nas oitavas de final da competição continental.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Pavón), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti (Edenilson) e Riquelme; Alysson (Amuzu), Cristian Olivera (André Henrique) e Braithwaite.
Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrique, Zambrano, Garcés e Trauco; Noriega, Gaibor e Sergio Peña (Jesús Castillo); Eryc Castillo, Quevedo (Archimbaud) e Paolo Guerrero (Barcos).