Fotos: Lucas Merçon/Fluminense
Fotos: Lucas Merçon/Fluminense

O Grêmio se despediu da Arena nos jogos do Campeonato Brasileiro de 2025, com a derrota para o Fluminense, desta terça-feira (2), no placar de 2 a 1. O tricolor já está praticamente garantido na Copa Sul-Americana, mas vai buscar a confirmação matemática na última rodada.

Primeiro tempo

As duas equipes entraram para o jogo com a intensidade no máximo. O Grêmio motivado por um possível G-8 no Brasileirão e o Fluminense buscando uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores. E as defesas foram protagonistas nos minutos iniciais, tanto em erros comprometedores, quanto em recuperações providenciais.

O tricolor carioca apostou em jogadas rápidas com longos lançamentos e, em uma dessas oportunidades, aos 18 minutos, a bola parou na rede. No final do lance, a bola foi cruzada pela direita, contando com uma falha de Tiago Volpi para atravessar a pequena área. Na segunda trave, Soteldo aplicou a lei do ex e abriu o marcador para o Fluminense. 1 a 0.

A melhor chance do Grêmio aconteceu aos 50 minutos, quando André Henrique chegou a marcar o que seria o gol de empate, de cabeça, mas o VAR flagrou impedimento e manteve a vantagem carioca.

Segundo tempo

Soteldo, que havia marcado o seu primeiro gol na temporada durante o primeiro tempo, voltou inspirando também para o segundo tempo. Aos 6 minutos, depois de troca de passes envolvente do Fluminense dentro da grande área ofensiva, o venezuelano bateu e ampliou a vantagem. 2 a 0.

Mas demorou apenas dois minutos para o Grêmio aproveitar uma bola parada para descontar. Após escanteio cobrado por Willian, André Henrique antecipou a defesa e cabeceou fazendo um bonito gol de cabeça. 2 a 1.

A partida continuou aberta, com os dois times buscando gols. Aos 32 minutos, quase saiu o empate do tricolor, com Jardiel, que há pouco havia entrado na partida. O garoto bateu da entrada da área e acertou o travessão, mas não alterou o placar.

Situação do Grêmio

Com a derrota, o Grêmio segue com 46 pontos, no meio da tabela do Campeonato Brasileiro. Está praticamente confirmada a vaga tricolor à Copa Sul-Americana. Na última rodada, o tricolor vai enfrentar o Sport, no domingo (7), às 16h, na Ilha do Retiro.

Escalações

Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi (Cuéllar), Arthur e Willian (Aravena); Alysson (Cristaldo), Pavón (Edenilson) e André Henrique (Jardiel).

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Thiago Santos), Ignácio, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato (Hércules) e Lucho Acosta (Ganso); Soteldo (Keno), Serna (Lima) e Everaldo.