Fotos: Vítor Silva/Botafogo
Fotos: Vítor Silva/Botafogo

O retrospecto recente do Grêmio atuando longe da Arena não é dos melhores, chegando a seis jogos seguidos sem vencer como visitante no Brasileirão. Já passaram dois meses desde a última vez que o time de Mano Menezes levou a melhor fora de casa. Neste sábado (22), o tricolor foi derrotado pelo Botafogo, no placar de 3 a 2, no Estádio Nilton Santos.

Primeiro tempo

O Botafogo teve um início melhor na partida e mostrou qualidade nas trocas de passes e jogadas de velocidade. Com menos de 20 minutos, o placar já estava 2 a 0 para o time carioca. Aos 14, após Savarino acertar o travessão, Volpi espalmou um chute de Artur e Cuiabano aproveitou o segundo rebote para abrir o placar, aplicando a lei do ex.

O segundo gol foi logo na sequência, aos 18 minutos de bola rolando. Danilo fez ótimo passe, lançando Artur. O atacante driblou Gustavo Martins e finalizou no canto direito de Tiago Volpi, ampliando a vantagem do Glorioso.

A melhor oportunidade do Grêmio aconteceu somente aos 37 minutos. André Henrique recebeu cruzamento na área, dominou no peito e concluiu, mas a bola subiu demais e encobriu a goleira.

Segundo tempo

Pouco ofensivo na primeira etapa, o Grêmio voltou do intervalo se mostrando um time diferente. Logo aos três minutos, o placar já foi diminuído, após cruzamento de Pavón pelo lado direito e cabeceio de André Henrique na segunda trave. 2 a 1.

Aos 17, quando o Botafogo já havia voltado a atacar com uma maior frequência, o VAR entrou em ação para salvar o Grêmio, anulando um pênalti inicialmente sinalizado a favor da equipe da casa. Mas nada impediu os cariocas de confirmarem a vitória aos 37 minutos. Depois de escanteio, David Ricardo ajeitou de cabeça e Marçal completou para a rede. 3 a 1.

No final, ainda deu tempo do tricolor diminuir. Aos 44, Carlos Vinícius recebeu bom cruzamento rasteiro de Pavón e teve liberdade para finalizar, sem chances para Léo Linck. 3 a 2.

Situação do Grêmio

Com a derrota fora de casa, o Grêmio permanece com 43 pontos e, até o momento, está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, o tricolor enfrenta o vice-líder Palmeiras, na terça-feira (25), às 21h30.

Escalações

Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Viery) e Marlon; Cuéllar, Dodi e Edenilson (Aravena); Alysson (Pavón), Lucas Esteves (Cristaldo) e André Henrique (Carlos Vinícius).

Botafogo: Léo Linck; Vitinho, David Ricardo, Alexander Barboza e Cuiabano; Danilo (Newton), Marlon Freitas e Savarino (Montoro); Kadir (Arthur Cabral), Artur (Marçal) e Joaquín Correa (Barrera).