A vantagem para o jogo de volta do playoff da Copa Sul-Americana é do Alianza Lima. O Grêmio foi derrotado pelos peruanos, no placar de 2 a 0, no Estádio Alejandro Villanueva, no Peru, nesta quarta-feira (16). A segunda partida será na próxima quarta (23), às 21h30, na Arena, e o tricolor terá uma missão difícil para avançar às oitavas de final.
Primeiro tempo
A bola mal rolou e o Grêmio quase marcou, em uma finalização de Igor Serrote aos 10 segundos de jogo, que teve boa defesa do goleiro Viscarra. Apesar desse lance, o jogo teve um rumo diferente, com uma grande superioridade do time da casa.
Em um dos melhores momentos do Alianza Lima no primeiro tempo, foram detalhes que impediram a bola de encontrar a rede de Tiago Volpi. Aos 28 minutos, Eryc Castillo criou jogada individual, invadindo a área e fazendo a finalização, mas Igor Serrote apareceu de forma providencial para fazer o corte de carrinho.
Segundo tempo
O início da segunda etapa foi bastante disputado, até que o Alianza Lima abriu o marcador. Aos 13 minutos, o time peruano promoveu uma sequência de finalizações até fazer a bola entrar. Na primeira, Tiago Volpi defendeu, depois, Paolo Guerrero viu seu cabeceio ser afastado em cima da linha e, na terceira tentativa, Gentile empurrou para o gol aberto. 1 a 0.
Abalado pela desvantagem no placar, o Grêmio se desestruturou e logo sofreu o segundo. Aos 15 minutos, Eryc Castillo acertou um bonito chute cruzado no canto esquerdo da meta defendida por Tiago Volpi. 2 a 0. Depois disso, o tricolor continuou com dificuldades e escapou de sair do Peru com um placar negativo ainda maior.
Vantagem peruana
Com a derrota fora de casa, o Grêmio terá que vencer por três gols de diferença na Arena, na próxima quarta-feira (23), às 21h30, para avançar às oitavas de final. Em caso de vitória por dois gols, a decisão será feita através da disputa de pênaltis. O Alianza Lima tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para se classificar.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti (Alex Santana) e Edenílson (Monsalve); Alysson (Ronald), Aravena (Pavón) e André Henrique (Amuzu).
Alianza Lima: Viscarra; Guillermo Enrique, Zambrano, Garcés e Trauco; Noriega, Gaibor (Cari), Cantero (Sergio Peña) e Eryc Castillo; Quevedo (Gentile) e Paolo Guerrero (Barcos).