Foto: Reprodução/FGF
Foto: Reprodução/FGF

No Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, foi dada a largada para a campanha do Grêmio no Campeonato Gaúcho de 2026. Diante do Avenida, em um confronto bastante movimentado, o tricolor levou a melhor e venceu no placar de 4 a 0.

Primeiro tempo

Querendo mostrar trabalho na primeira rodada, o Avenida foi resistente ao Grêmio durante os minutos iniciais, apesar da diferença técnica. O tricolor era quem tinha maior domínio da bola no ataque e, ainda assim, quem deu o primeiro susto foi o time da casa, aos 28 minutos. Depois de um erro defensivo do Grêmio, Emerson Tucão ficou com a sobra e bateu rasteiro na saída do goleiro Gabriel Grando, sem acertar o alvo. 

A primeira boa chegada do time de Luis Castro aconteceu somente aos 33 minutos, quando Amuzu arriscou um chute forte, de longe, e acertou a rede pelo lado de fora. 

Depois disso, o Avenida surpreendeu e gerou uma sequência de pressão. Foram três lances consecutivos, aos 38 minutos. Primeiro, Tucão cabeceou para boa defesa de Grando. Depois, Xandy finalizou de fora da área, com desvio, levando perigo. Por último, após escanteio, Tucão apareceu mais uma vez com um cabeceio para fora.

Nos acréscimos, por pouco o Grêmio não abriu o placar, na sua melhor oportunidade da etapa inicial. Aos 46, Carlos Vinícius recebeu a bola na pequena área e bateu forte, mas Rodrigo Mamá reagiu rápido e fez ótima defesa.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, sem dar tempo para o Avenida sequer se organizar defensivamente, o Grêmio colocou a bola na rede e marcou o seu primeiro gol na temporada. Com menos de um minuto de bola rolando, Tiaguinho fez cruzamento rasteiro pela direita e Amuzu chutou forte, acertando o ângulo. 1 a 0.

Depois de abrir o placar, o tricolor não deu tempo para o adversário respirar ou tentar reagir. Aos 3 minutos, a bola foi para o gol mais uma vez. Em rebote de escanteio, Arthur cruzou na área, Roger escorou e Wagner Leonardo fez o desvio com a barriga, superando o goleiro Rodrigo Mamá. 2 a 0.

E não parou por aí. Aos 8 minutos, o jovem Roger, de 17 anos, recebeu a bola com liberdade pela ponta direita e bateu colocado, acertando o canto inferior esquerdo da meta. 3 a 0. Foi o primeiro gol do atleta com o elenco profissional do tricolor.

Depois do terceiro, o Grêmio reduziu o ritmo, mas continuou com o caminho aberto para ampliar a vantagem pela última vez. Aos 26 minutos, escanteio foi cobrado na área e a defesa afastou de cabeça. A bola sobrou nos pés de Arthur, que bateu colocado no canto esquerdo de Mamá. 4 a 0.

Primeiros três pontos

O Grêmio somou seus primeiros pontos no Gauchão e deve terminar a rodada de estreia como líder do grupo B. Na próxima quarta-feira (14), o tricolor volta a campo para encarar o São José, às 21h30, na Arena.

Escalações

Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista; Arthur, Tiaguinho (Dodi), Roger (Pavón) e Cristaldo (Willian); Amuzu (Aravena) e Carlos Vinícius (Riquelme).

Avenida: Rodrigo Mamá; Lessa (Emerson Júnior), Rodrigo Milanez, Jô e Vinicius Silva; Anderson Uchôa, Anderson Recife (Zé Pedro) e Tinga (Ranisson); Wellisson, Xandy (Wesley Pionteck) e Emerson Tucão (Luisinho).