Esportes

Grêmio enfrenta o São Paulo e precisa vencer para evitar o rebaixamento

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

O Grêmio não tem outra alternativa para o confronto desta quinta-feira, dia 2, contra o São Paulo, às 20 horas, na Arena, em Porto Alegre (RS), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos podem deixar o campo rebaixados para a Série B de 2022. O Grêmio é o 18º colocado, com 36 pontos ganhos. Para não ser rebaixado, os gaúchos precisam vencer as três últimas partidas do campeonato e ainda torcer por tropeço dos adversários Bahia (17º) e Athletico-PR (16º). As chances de descenso chegam a 98,2% e podem aumentar ainda mais ao final da rodada.

Aliás, o rebaixamento pode até ser decretado nesta quinta. Para isso acontecer, o Grêmio teria que perder do São Paulo e o Bahia vencer o líder Atlético-MG em Salvador. Já o São Paulo, praticamente livre das chances de rebaixamento, quer estragar as projeções gremistas e seguir sonhando com uma vaga na Pré-Libertadores. O time do Morumbi é o 12º colocado, com 45 pontos. Quatro atrás do América-MG (oitavo colocado e último classificado à competição internacional).

O técnico Vagner Mancini praticamente definiu o Grêmio para a decisão diante dos seus torcedores. A principal novidade pode ser o lateral-direito Rafinha, que treinou entre os titulares mesmo punido pelo STJD. O clube busca efeito suspensivo no órgão desportivo para contar com o experiente jogador. Se vetado, Mateus Sarará ficará no setor. Quem é baixa certa no elenco para este confronto é o lateral Vanderson, que cumprirá suspensão automática. Assim como Leonardo Gomes, liberado pelo departamento médico, e que realiza transição física para ajudar o time nos últimos jogos da Série A. No meio-campo, Douglas Costa deve enfim começar o jogo como titular no lugar do jovem Jhonata Robert, ao lado de Campaz e Ferreirinha. No ataque segue o experiente Diego Souza.

Já pelo São Paulo a equipe escalada no duelo com os pernambucanos tem tudo para ser repetida por Rogério Ceni em visita ao Grêmio. O jogo pode garantir matematicamente a equipe na Série A. Pelo alívio, o time paulista precisa ganhar em Porto Alegre. Calleri, que saiu com dores musculares na rodada passada, trabalhou normalmente nesta terça-feira. O argentino foi a única ausência na reapresentação do elenco na segunda-feira. Ele já vem sofrendo com incômodos musculares há algum tempo e sempre demora um pouco a mais para “estar inteiro”. Como o time só enfrenta o Grêmio na quinta-feira, em Porto Alegre, ganhou um dia a mais para recuperação.

Calleri ainda corria o risco de suspensão após a expulsão diante do Flamengo, com oito minutos de jogo. Porém, nesta terça-feira o STJD apenas aplicou uma multa pela entrada dura em David Luiz e o liberou para a reta final do Nacional. O volante Luan, em busca de ritmo de jogo após um tempo fora, participou de parte das atividades no CT da Barra Funda. Depois finalizou os trabalhos na parte interna. Luciano está fora após cirurgia na mão.

ESCALAÇÕES

Grêmio: Gabriel Grando; Rafinha (Sarará), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa (Jhonata Robert), Campaz e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinicius, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Gabriel Sara, Igor Gomes e Vitor Bueno (Benítez); Rigoni e Calleri. Técnico: Rogério Ceni