
O Grêmio foi à Arena Castelão, na noite deste domingo (9), e somou um ponto diante do Fortaleza, ao empatar no placar de 2 a 2. O resultado, porém, fez o tricolor alcançar a marca de três jogos consecutivos sem vencer no Campeonato Brasileiro.
Primeiro tempo
O início de jogo não foi bom para o Grêmio. Com dificuldades para avançar no campo, Kannemann errou a saída de bola aos cinco minutos e entregou a bola nos pés de Pochettino. O meia, de imediato, fez o passe e deixou Adam Bareiro na cara do gol, para finalizar no canto esquerdo de Tiago Volpi. 1 a 0.
Para chegar ao empate, o Grêmio também contou com um erro do Fortaleza, quando Brenno falhou de forma bizarra. Com a bola nas mãos, o goleiro a soltou no gramado para fazer a reposição, porém, não percebeu a proximidade de Carlos Vinícius pelas suas costas. Atento à jogada, o centroavante tricolor antecipou o arqueiro adversário e fez o gol. 1 a 1.
Oportunista para empatar, o Grêmio mostrou evolução e teve qualidade para virar o placar. Aos 31 minutos, Carlos Vinícius passou para Marlon, que fez um bonito drible em cima de Brítez e bateu na saída de Brenno. 2 a 1.
Segundo tempo
Novidade do Fortaleza a partir do intervalo, Matheus Pereira fez a diferença na segunda etapa. Logo aos cinco minutos, fez boa jogada e finalizou por cima, gerando perigo. Aos 18, foi a vez do meia aparecer em cobrança de falta. Dessa vez, a batida foi perfeita e encontrou o ângulo superior esquerdo de Volpi. 2 a 2.
A sequência do tempo complementar teve o Leão do Pici em maior destaque, e o tricolor gaúcho reapareceu apenas na reta final. Aos 41, aconteceu a grande oportunidade do Grêmio sair com a vitória, após escanteio e finalização de Aravena dentro da pequena área, mas o goleiro Brenno salvou.
Aos 46, o time da casa também encontrou a sua melhor chance, com Moisés após um ataque rápido pela esquerda, mas o chute colocado do atacante saiu alto demais e encobriu a meta.
Situação do Grêmio
O empate deixa o Grêmio com 40 pontos. Atualmente, a briga do tricolor é por permanecer na zona de classificação para a Sul-Americana, já que Libertadores e rebaixamento são improváveis. Na próxima rodada, somente no dia 19 de novembro, o time de Mano Menezes recebe o Vasco, às 21h30, na Arena.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Kannemann e Marlon; Cuéllar (Dodi), Arthur e Edenilson (Gustavo Martins); Alysson (Cristaldo), Amuzu (Aravena) e Carlos Vinícius (André Henrique).
Fortaleza: Brenno, Mancuso, Brítez, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha (Matheus Pereira), Pierre (Rossetto), Pochettino (Herrera) e Lucas Crispim (Moisés); Breno Lopes (Deyverson) e Adam Bareiro.