2 a 1

Volpi brilha e Grêmio vence na estreia do Brasileirão

Em partida realizada na Arena, quem brilhou foi o goleiro tricolor, Tiago Volpi, fazendo ao menos cinco grandes defesas no jogo. Arezo e Edenilson marcaram para o tricolor

O primeiro gol saiu aos 32 minutos. Após cruzamento de Amuzu, Arezo cabeceou para a rede. (Foto: Adroir Fotógrafo/Especial Leouve)
O primeiro gol saiu aos 32 minutos. Após cruzamento de Amuzu, Arezo cabeceou para a rede. (Foto: Adroir Fotógrafo/Especial Leouve)

O Grêmio estreou com vitória em cima do Atlético-MG, por 2 a 1, no Campeonato Brasileiro 2025, neste sábado. Em partida realizada na Arena, quem brilhou foi o goleiro tricolor, Tiago Volpi, fazendo ao menos cinco grandes defesas no jogo.

O Galo começou pressionando. A equipe mineira dominou o jogo na primeira metade da primeira etapa. Tiago Volpi evitou que o Galo abrisse o placar em pelo menos dois momentos. A partir dos 23 minutos, o Grêmio entrou no jogo e criou suas primeiras chances.

O primeiro gol saiu aos 32 minutos. Após cruzamento de Amuzu, Arezo cabeceou para a rede. O lance foi anulado pela arbitragem, por impedimento, mas confirmado pelo VAR. O Tricolor ampliou com Edenilson, aos 44, após dois seguidos erros da defesa atleticana.

No segundo tempo, o Grêmio soube administrar a vantagem. O Galo descontou com Rony de cabeça aos 29 do segundo tempo.

Suportado a pressão com Volpi

O Grêmio não começou bem a partida. Durante os primeiros vinte minutos, somente o Atlético jogou. Em dez minutos, o clube mineiro construiu duas chances claras de gol e só não abriu o placar pelas defesas de Volpi. O Galo avançava como queria pelos dois lados da defesa gremista, mas principalmente pelo lado esquerdo, nas costas de Igor Serrote.

Na segunda metade da primeira etapa, o Grêmio entrou na partida, que ficou mais equilibrada. A primeira chegada do Tricolor foi aos 23. Amuzu foi para cima da marcação e passou por Natanael na ponta esquerda. Tentou o chute, mas saiu muito fraco.

O Grêmio abriu o placar aos 32 minutos, com Arezo. Amuzu deu bom cruzamento e Arezo entrou de peixinho para marcar. O lance foi anulado pela arbitragem no gramado, mas confirmado pelo VAR após verificação de possível impedimento. Os jogadores atleticanos ficaram reclamando de uma falta na origem da jogada.

Aos 44, Edenilson ampliou. Após dois erros seguidos da defesa, a bola sobrou para o capitão gremista finalizar no meio da área.

Controle da pressão

O segundo tempo começou menos quente que o primeiro. O Atlético tinha a posse de bola e trocava passes, buscando o ataque, mas sem se arriscar muito. A equipe mineira chegou a marcar um gol, anulado por impedimento, após jogada ensaiada em cobrança de falta.

O Grêmio soube administrar a vantagem. As primeiras mudanças promovidas por Quinteros foram para renovar o gás da marcação e evitar o risco de expulsão, substituindo os dois laterais.

Aos 29 minutos, o Atlético conseguiu descontar. Scarpa fez jogada pelo lado direito e cruzou de longe para a área. Nas costas da defesa, Rony apareceu sozinho para matar de cabeça.