O Brasil iniciou sua participação na Copa conquistando apenas um ponto, e decepcionou os torcedores que esperavam uma vitória tranquila na estreia na Copa da Rússia contra a Suíça na tarde deste domingo, dia 17.
Os comandados de Tite ficaram apenas no empate por 1 a 1 contra a equipe europeia. Com atuação discreta de Neymar, os brasileiros abriram o placar ainda no primeiro tempo, com um golaço de Philippe Coutinho.
No início do segundo tempo, no entanto, Zuber empatou de cabeça para os suíços. Melhor no primeiro tempo, o Brasil não conseguiu impor seu ritmo após o gol da Suíça, que equilibrou o jogo com uma boa marcação.Com o empate, Brasil e Suíça ficam empatados na segunda colocação do grupo E. A Sérvia lidera com três pontos após a vitória sobre a Costa Rica, que está na lanterna.
Porém, não foi só o Brasil que tropeçou. A Alemanha, atual campeã mundial, foi surpreendida pelo México. Apesar dos germânicos terem o controle durante praticamente toda a partida, os mexicanos usavam e abusavam do contra-ataque. Em um deles, após receber o passe de Chicarito Hernandéz, Lozano fez o gol da vitória histórica dos mexicanos. Os alemães bem que tentaram, mas não conseguiram chegar ao empate.
Na primeira partida do dia, Sérvia e Costa Rica se enfrentaram. O primeiro tempo foi equilibrado, com chances para os dois times. Na segunda etapa, a Sérvia cresceu e abriu o placar aos dez minutos, em cobrança de falta de Kolarov. O lateral sérvio acertou o ângulo e não deu chances para o goleiro Keylor Navas. Com a vitória, a Sérvia conquistou os seus três primeiros pontos no grupo E, o mesmo do Brasil.
Nesta segunda-feira (18), três partidas dão continuidade à competição. A Suécia enfrenta a Coréia do Sul, às nove horas, no horário de Brasília. Os dois times estão no grupo F, o mesmo de México e Alemanha. Ao meio-dia, a Bélgica enfrenta o Panamá, que fará sua estreia em Copas do Mundo. Às três da tarde, Tunísia e Inglaterra fazem o outro jogo do grupo G.
Brasil
Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro (Fernandinho), Paulinho (Renato Augusto) e Coutinho; Neymar, Willian e Gabriel Jesus (Firmino). Téc: Tite.
Suíça
Sommer; Lichsteiner (Lang), Schär, Akanji e Ricardo Rodríguez; Behrami (Zakaria), Xhaka, Shaqiri e Dzemaili; Zuber e Seferovic (Embolo). Téc: Vladimir Petkovic