Caxias do Sul

Planejando o acesso, Juventude vê volta do Gauchão como um laboratório para Série B

A principal preocupação do clube no momento é por conta de lesões musculares

Foto: Juventude
Foto: Juventude

Durante a paralisação no futebol brasileiro por conta do Coronavírus, o Juventude foi o clube que mais investiu no Estado. Com mais de 10 contratações, algumas delas de peso, como foram as de Carlos Eduardo, Wellington Silva e Gustavo Bochecha, o gigante de Caxias do Sul busca transformar a temporada de 2020 em uma jornada histórica para o clube.

Porém, para chegar nesse patamar, o Juventude quer começar a passos lentos. O retorno do Gauchão não é prioridade para o Jaconero, já que o clube busca voltar a rotina do futebol com tranquilidade, por conta de estar formando uma nova equipe. Em contato com o grupo Bairrista, o dirigente Osvaldo Pioner afirmou que a prioridade de preparação do Ju momentaneamente é recuperar o condicionamento físico dos atletas:

“Estamos nos preparando com muita preocupação, pelo fato de estarmos com uma comissão técnica chegando, um grupo de recém contratados, que nunca jogaram juntos. Vamos jogar para chegar em um mata-mata, mas com cuidados físicos” – Disse o dirigente do Juventude em entrevista ao Bairrista.

Rivalidade com o Caxias não irá interferir no planejamento do Juventude. Foto: Diogo Sallaberry

Em uma forte rivalidade, como é o caso da dupla Ca-Ju, uma equipe sempre puxa a outra pra cima. Mas não é o caso de agora na cidade de Caxias do Sul. Apesar do Caxias já estar na final do Gauchão, a direção do Juventude não se vê na obrigação de conquistar a Taça Francisco Novelletto para encarar o tradicional adversário na final do Campeonato Gaúcho de 2020. Osvaldo afirma que o clube quer chegar na final da competição, entretanto, o principal objetivo do Ju é se preparar para a segunda divisão do brasileirão:

“Claro que queremos chegar numa final, mas nossa maior preocupação é estar bem preparados fisicamente e taticamente, para iniciarmos bem a Série B” – Explicou o dirigente.

A principal preocupação do clube no momento é ficar seriamente desfalcado em seu elenco profissional por conta de lesões musculares. Por conta da paralisação no futebol brasileiro devido ao Coronavírus, o Juventude entende que poderá sofrer durante a temporada com diversos desfalques por problemas físicos. Portanto o Jaconero busca, neste momento de retorno, um equilíbrio em suas atividades, para manter seu plantel de atletas de uma forma saudável durante toda temporada:

“Lesões são neste momento a principal preocupação, precisamos vencer e precisamos pensar no ano todo. Vamos buscar um equilíbrio, sem pressão para vencer, e com risco mínimo para não perder alguém por muito tempo no DM” – Afirmou Osvaldo Pioner sobre o planejamento do clube para este início de retomada ao futebol.

Ser bicampeão da Copa do Brasil pode ser um objetivo que não está ao alcance do clube neste momento, entretanto o Juventude pode se beneficiar da competição de outra forma. Atualmente o clube está na 3° fase da competição, e por conta disso já arrecadou mais de R$2 milhões. Caso elimine o América de Natal o Ju irá receber mais R$2 milhões:

“Copa do Brasil é muito importante, jogamos pela premiação a qual é muito importante para nosso orçamento” – Disse Osvaldo Pioner sobre os objetivos do Juventude na Copa do Brasil.

Se na Copa do Brasil o Juventude tem como objetivo fazer caixa para ajudar no orçamento, é na Série B que o clube está focado em fazer história. Longe da elite do futebol brasileiro desde 2007, o Ju almeja brigar na segunda divisão pelo acesso à Série A. As diversas contratações que o Jaconero fez durante a paralisação têm como objetivo formar um time forte para a disputa da segunda divisão:

Cruzeiro x Juventude, partida válida pelo Brasileirão Série A de 2007. Foto: Porthus Junior

“Série B é o nosso principal objetivo, fazer um campeonato brigando por uma vaga entre os 4 primeiros colocados. Sabemos que será difícil, porém, montamos um grupo com atletas que estão chegando com este objetivo” – Afirmou Osvaldo Pioner sobre o objetivo do Juventude na Série B.

Ao que tudo indica, o Juventude irá usar o Gauchão como um laboratório. Além do clássico, o clube joga contra Brasil e Esportivo antes de terminar a primeira fase. O objetivo do clube para o Estadual é iniciar uma formação de uma equipe forte para a disputa da Série B, entretanto, sem proporcionar riscos de lesões musculares aos seus atletas.

Fonte: O Bairrista