Futebol

Luan erra pênalti, e Grêmio empata com o Cruzeiro na Arena

Luan erra pênalti, e Grêmio empata com o Cruzeiro na Arena
O gol tricolor foi marcado por Éverton após os visitantes saírem na frente (Foto: Lucas Uebel, especial)

O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro na Arena, na noite desta quarta-feira (22), em partida válida pela vigésima (20ª) rodada do Campeonato Brasileiro, e perdeu a chance de encostar no líder São Paulo. O gol tricolor foi marcado por Éverton após os visitantes saírem na frente. Na segunda etapa Luan ainda desperdiçou um pênalti.

Os gaúchos entraram em campo com sua equipe principal, dando sequência à estratégia das últimas partidas de investir também no Brasileirão, competição na qual o time vai muito bem. Apesar das boas atuações do lateral Leonardo Gomes, Renato decidiu manter Léo Moura na posição, tendo a base do meio campo formada por Jaílson, Maicon e Ramiro, enquanto ficou a cargo de Luan a armação mais diretas dos lances.

O Grêmio chega aos 37 pontos e perde chance de se aproximar do líder São Paulo. Já o Cruzeiro chega a seis jogos sem vitória no campeonato. Para os gaúchos, o empate é mais amargo. O Grêmio entrou com força máxima, mas o Cruzeiro só usou cinco titulares desde o início. Ainda assim, os visitantes tiveram mais chances para marcar.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Atlético-PR e o Cruzeiro recebe o Fluminense. Os dois jogos são no sábado, mas em horários distintos. O time gaúcho entra em campo às 19h e a equipe mineira joga às 21h.

O JOGO
1º TEMPO

O primeiro tempo foi pouco movimentado e a primeira chance de gol só aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo. Ezequiel fez boa jogada pelo lado direito, cruzou para Barcos finalizar e obrigar Paulo Victor a fazer grande defesa.

Com menos posse de bola, porém mais perigoso. Esse era o time mineiro na primeira etapa. Arrascaeta teve oportunidade em cobrança de falta, mas o goleiro tricolor voou para operar excelente intervenção.

O Grêmio chegou bem aos 18′, trabalhando a bola de pé em pé, da direita para a esquerda. Everton acionou Maicon, que abriu Léo Moura. O lateral cruzou na área, mas a bola foi cortada por Murilo, seguida de Egídio.

O tricolor teve uma falta na intermediária, pela direita. Luan mandou uma bola viajada, que acabou direto nas mãos do arqueiro mineiro, com 21′. Outra chance gremista saiu novamente dos pés do camisa 7, que saiu da marcação adversária e mandou a gol, mas o Fábio conseguiu a defesa sem rebote.

A objetividade cruzeirense se tornou gol aos 44 minutos. Egídio levantou bola na grande área, Barcos deu um leve toque na bola e Bruno Silva chegou batendo de primeira para inaugurar o marcador em Porto Alegre.

2º TEMPO
O técnico Renato Portaluppi promoveu substituições no intervalo para melhorar o desempenho do time gaúcho, e deu certo. Aos 15 minutos, Everton fez um lindo gol para empatar o duelo. O atacante da Seleção Brasileira cortou o zagueiro Léo e finalizou bonito para deixar tudo igual. A bola ainda beijou o travessão antes de beijar o barbante celeste.

O tricolor seguiu pressionando e mais uma vez chegou com Everton, em uma jogada de velocidade. Cebolinha carregou a bola, mas a defesa cortou a escanteio. Em seguida, Cortez tentou uma finalização da esquerda, mas mandou por sobre a meta.

Na reta final do confronto, Alisson se antecipou ao lateral Egídio e foi derrubado na grande área. Marcelo de Lima Henrique assinalou com convicção. Luan foi para bola e cobrou mal no canto esquerdo e Fábio defendeu mais uma cobrança na carreira.

Douglas chegou a entrar no jogo e o tricolor tentou avançar no final, em busca dos três pontos, mas a partida terminou com placar igual e o resultado interrompeu uma boa sequência de vitórias do time da Arena no Brasileirão. Com o resultado, o Grêmio soma um ponto e chega a 37 na competição e na próxima rodada visita o Atlético-PR, às 19h.

BRASILEIRÃO, 20ª RODADA, 22/8/2018
GRÊMIO
Paulo Victor; Léo Moura (Alisson, int), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson (Douglas, 39’/2º) e Maicon; Ramiro, Luan e Everton; André (Jael, int)
Técnico: Renato Portaluppi.

CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel (Robinho, 39’/2º), Léo, Murilo e Egídio; Lucas Romero, Ariel Cabral (Lucas Silva, 32’/2º), Bruno Silva e Arrascaeta (Thiago Neves, 19’/2º); Rafinha e Barcos.
Técnico: Mano Menezes
Gol: Lucas Silva (C), a 44 minutos do primeiro tempo e Everton (G), a 14 do segundo
Cartões amarelos: Ariel Cabral, Barcos, Ezequiel (C), Ramiro, Everton (G)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (trio carioca)
Renda: R$ 398.680,00
Público: 14.559 (12.773 pagantes)
Local: Arena do Grêmio

Clique na imagem para ampliar: