Futebol

Internacional bate o Bahia na Fonte Nova e segue na cola do líder

Internacional bate o Bahia na Fonte Nova e segue na cola do líder
Com o quinto triunfo consecutivo na competição, a equipe foi a 41 pontos e ficou a apenas um de distância do líder São Paulo (Foto: Ricardo Duarte, especial)

O Internacional conseguiu uma importante vitória na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, o time colorado derrotou o Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno.

Com o quinto triunfo consecutivo na competição, a equipe foi a 41 pontos e ficou a apenas um de distância do líder São Paulo. O time paulista empatou por 1 a 1 com o lanterna Paraná, fora de casa, e foi a 42 pontos. O Bahia viu o adversário acabar ccom sua sequência de oito jogos de invencibilidade e ocupa o 12º lugar, com 22 pontos e está a apenas três da zona de rebaixamento.

O resultado positivo, no entanto, veio com certa dose de sofrimento. O Inter pouco atacou e foi eficaz ao abrir o marcador com Patrick ainda no primeiro tempo. O Bahia tomou conta do jogo, graças à grande atuação do meia Zé Rafael, responsável pelas principais jogadas de gol. O centroavante Gilberto, no entanto, não aproveitou as chances que teve – foram pelo menos três de cabeça.

As equipes agora voltam a campo no final de semana pela 21ª rodada da competição. O Bahia visitará o Santos no sábado, às 16h, na Vila Belmiro. O Internacional receberá o Palmeiras no domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio.

O JOGO
1º tempo

A equipe do Bahia tomou a iniciativa, enquanto o Inter se fechou na defesa e especulou jogadas de contra-ataque. Que baita chance o Colorado desperdiçou de abrir o placar. Aos sete minutos, Patrick tentou avançar com a bola, mas Elton cortou e entregou para Camilo. O meia, livre, chutou no canto direito de Anderson, mas vai para fora. Cinco minutos depois foi a vez dos baianos assustarem a meta colorada após Léo cruzar da esquerda para Edigar Junio, que mandou rente ao travessão de Lomba.

Os donos da casa, após um início de pressão não conseguiram se impor e com o passar do tempo, o Colorado começou a controlar as ações da partida. Aos 17, Zé Rafael recebeu na intermediária e avançou com a bola. O meia arriscou e a bola tirou tinta do travessão. Os gaúchos se aproveitaram de uma bobeira da defesa baiana e abriram o placar. Aos 22, Edenílson lançou Rossi. O atacante girou e cruzou para Patrick, que aproveitou a saída errada de Anderson e apenas mandou para o fundo das redes.

Os baianos se soltaram para frente na busca do gol de empate. Aos 28, Vinícius cobrou falta na cabeça de Gilberto. A bola não pegou em cheio e saiu ao lado da trave de Lomba. O Bahia começou a explorar as jogadas de bola aérea, já que encontrou dificuldades de penetrar na defesa vermelha. Por sua vez, os visitantes ficaram no seu campo e buscaram jogadas de velocidade principalmente com Rossi. O meia Zé Rafael foi o jogador mais acionado durante o jogo e levou perigo ao sistema defensivo vermelho.

Com os mandantes se soltando para frente, surgiu os espaços para o contra-ataque do Inter. Aos 43, Edenílson encontrou Iago livre, que avançou. O lateral chutou, mas Anderson defendeu. Durante a etapa inicial, o Bahia teve mais posse de bola, mas sem nenhuma profundidade. Entretanto, o Inter foi mais objetivo e criou as melhores oportunidades da partida.

2º tempo

Os visitantes foram os primeiros a ameaçarem na etapa final. Logo aos cinco minutos, Anderson salvou o Tricolor ao defender cabeceio de Rodrigo Dourado. Na marca dos 16 minutos, foi a vez de Lomba salvar o Internacional, ao defender uma bomba de Léo. Quando o relógio apontava 36 minutos, Léo ficou com a sobra após bate e rebate na área, chutou forte mas mandou para fora.

A pressão baiana, porém, seguiu forte. Aos 34, Gilberto teve mais uma chance por cima e cabeceou novamente para fora. Dessa vez, o cruzamento veio do volante Elton e ele mandou à esquerda do gol de Lomba. Três minutos depois, outra grande chance do Bahia. Dessa vez, Cuesta e Dourado tentaram tirar, mas a bola rebateu e sobrou para Léo, que chutou forte e mandou por cima do gol colorado.

O Inter voltou ao ataque apenas nos minutos finais da partida. E foi justamente Brenner quem conseguiu ligar o contra-ataque em lance que terminou com Edenilson sofrendo falta. Na cobrança, Zeca cruzou, a zaga do Bahia tirou e a bola sobrou para Juan Alano, que chutou para fora.

O árbitro Rodrigo Ferreira deu quatro minutos de acréscimos, em que o Bahia foi com tudo para o ataque, mas não conseguiu criar nenhuma chance perigosa. O Inter ainda teve um contra-ataque em que Edenilson finalizou para fora, mas nem fez falta, a vitória colorada, a quinta seguida, estava garantida pelo gol de Patrick.

FICHA TÉCNICA
Bahia (0): Anderson; Bruno (Clayton), Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Vinícius (Marco Antônio) e Zé Rafael (Régis); Edigar Junio e Gilberto. Técnico: Enderson Moreira
Internacional (1): Marcelo Lomba; Dudu (Zeca), Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson e Patrick; Camilo (Brenner), Rossi (Juan alano) e William Pottker. Técnico: Odair Hellmann
Gols: Patrick (I), aos 22min do primeiro tempo
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Arbitragem: Rodrigo D’alonso Ferreira, auxiliado por Helton Nunes e Alex dos Santos (trio de SC).
Cartões amarelos: Lucas Fonseca (B); William Pottker, Edenilson (I)

Clique na imagem para ampliar: