Futebol

Inter vence o América e continua vivo na briga pelo título do Brasileirão

Inter vence o América e continua vivo na briga pelo título do Brasileirão

O time do internacional manteve a invencibilidade no Beira-Rio nesta quinta-feira (15) e derrotou o América-MG por 2 a 0, sem maiores problemas, com gols de Edenilson e Leandro Damião.

Com a vitória, a equipe de Odair Hellmann se mantém na vice-liderança, com 65 pontos, cinco a menos que o Palmeiras, líder do brasileiro. O Inter volta a campo no próximo domingo, no Rio de Janeiro, onde enfrenta o Botafogo. O América, penúltimo colocado com 34 pontos, recebe o Santos. Ambos os jogos serão no domingo, às 17h.

Primeiro tempo

O Internacional começou a partida indo para cima do América, que se salvou como pôde. Em um deles, Edenilson bateu cruzado e se o goleiro João Ricardo não estivesse ligado, poderia ter sofrido um gol olímpico.

A pressão durou 15 minutos, quando o América enfim conseguiu colocar a bola no jogo e pensar num jeito de tentar furar a barreira colorada. Trazendo os visitantes para frente, os colorados passaram a explorar os contragolpes, numa jogada que levaria perigo minutos a seguir.

Em meio a um dos momentos de equilíbrio da etapa inicial, brilhou Edenilson. O meia recebeu na intermediária de ataque e, calmamente, esperou a movimentação de Leandro Damião para pifar o centroavante. A bola veio rasteira na área para o camisa 9 encher o pé e vencer o goleiro, abrindo o placar no Beira-Rio.

O América, com o passar do tempo, voltou a se organizar, mas não sem oferecer espaços na defesa. Aos 42, no contra-ataque, Wellington avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Nico López completar de primeira, da meia-lua. João Ricardo voou no canto direito para defender.

O gol perdido pareceu que faria muita falta no lance seguinte. Gerson Magrão infiltrou para Carlinhos que cruzou rasteiro na saída de Marcelo Lomba para Rafael Moura. O ex-colorado não alcançou. Dois minutos depois, em novo contra-ataque, Leandro Damião retribuiu a assistência e encontrou Edenilson entrando na área. O meia aguardou a saída de João Ricardo e bateu cruzado para o fundo do gol.

Segunda etapa

A etapa final começou mais lenta e com o Inter mais à frente. O primeiro boa chance saiu aos 7, quando Fabiano mandou na área e Damião virou e chutou forte, mas em cima da marcação. O América, dava sinais de vida. Aos 9, na falta de marcação, Rafael Moura dominou e chutou forte para Lomba se esticar e dar um tapinha. Ainda assim, a bola bateu na trave, assustando a torcida.

Segundos depois, Fabiano acionou Damião na área, que tocou para Nico López. O uruguaio desviou de calcanhar para Fabiano, de frente para o gol e na risca da pequena área. Na hora do chute, a marcação apareceu e travou a conclusão.

Em ritmo mais lento, Odair mandou Rossi e, depois, Zeca, nas vagas de Wellington Silva e Fabiano. O América chegou a esboçar alguma pressão entre os 25 e os 30 minutos. Aos 27, no mesmo lance, Rafael Moura furou constrangedoramente dentro da área, logo antes de Ademir chutar firme e no canto e Moledo cortar antes da chegada de Marcelo Lomba.

Mais para o fim do jogo, os colorados claramente adotaram a postura de aguardar os mineiros e sair nos contra-ataques. O que preocupou, porém, foi o lance aos 40, quando Leandro Damião precisou ser substituído na maca, sentindo dores.