Futebol

Grêmio perde na Bahia com pênalti no final e cai para terceiro no Brasileirão

Grêmio perde na Bahia com pênalti no final e cai para terceiro no Brasileirão
Time misto, que contou com Fernandinho, perdeu n Fonte Nova (Foto: divulgação)

O Grêmio perdeu mais uma partida no Brasileirão neste domingo, dia 24, desta vez para o Bahia, fora de casa, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, por 1 a 0, e caiu para o terceiro lugar na classificação, com 43 pontos, um a menos que o Santos, que subiu para a segunda posição, e 11 a menos que o líder Corinthians.

Com um time misto, o tricolor foi derrotado com um gol marcado em um pênalti duvidoso assinalado pela arbitragem no último minuto. Esta foi a terceira derrota seguida da equipe de Renato Portaluppi no Brasileirão. O Grêmio tem campanha de Z4 no segundo turno, com uma vitória, um empate e quatro derrotas em seis jogos.

A derrota fez o Grêmio perder a segunda colocação para o Santos, mas deixou o tricolor com a mesma pontuação do Palmeiras, a três pontos de Botafogo e Cruzeiro e a quatro pontos do Flamengo, em sétimo lugar e o primeiro fora da zona de classificação para a Libertadores de 2018.

O primeiro tempo foi equilibrado e sem chances claras de gol. O Bahia foi quem iniciou melhor, pressionando nos minutos iniciais e obrigando Paulo Victor a fazer boas defesas. Aos poucos os gremistas trabalharam melhor a bola e conseguiram impor um pouco mais o seu ritmo.

Na etapa complementar, a partida seguiu com a mesma intensidade. Os baianos pressionaram e o Grêmio se defendeu. A melhor oportunidade do Tricolor surgiu aos 31 minutos. Everton, pela esquerda, foi a linha de fundo e cruzou pra trás. Jael fez o pivô, ajeitou para Patrick, que mandou na trave. No rebote, Fernandinho chutou a gol, mas Jean salvou com uma boa defesa.

No último lance do jogo, o Bahia teve o pênalti a seu favor, convertido por Rodrigão. O lance aconteceu aos 48 minutos, quando Allione foi lançado na área. O lateral Edílson escorregou e se chocou com o atacante do Bahia. Os jogadores do Grêmio reclamaram bastante, mas o árbitro manteve a marcação. E Rodrigão não perdoou.

A equipe tricolor volta a jogar no próximo domingo, dia 1º de outubro, na Arena, em Porto Alegre, diante do Fluminense.