Futebol

França vence Croácia por 4 a 2 e conquista o bicampeonato mundial na Rússia

A
A

Em um jogo cheio de emoção, a França tornou-se bicampeã mundial de futebol ao vencer a seleção da Croácia por 4 a 2 na final da Copa do Mundo da Rússia de 2018, disputada neste domingo, dia 15, no estádio Lujniki, em Moscou.

Os franceses saíram na frente na primeira metade da etapa inicial, com um gol contra de Mandzukic, após uma bola levantada na área, aos 18 minutos, em cobrança de falta cavada pelo atacante francês Griezmann. Aos 28, Perisic empatou em grande jogada individual após pressão croata. Mas a Croácia sentia a disputa em sequência de três prorrogações para chegar à final, e a França parecia mais inteira.

Essa sensação se refletiu em campo em vantagem francesa no placar ainda no primeiro tempo: de pênalti, a França fez 2 a 1 com a cobrança de Griezmann.

A festa foi francesa no final da Copa do Mundo da Rússia. Foto: Divulgação

No segundo tempo, a Croácia, a partir da técnica do meia Modric, eleito o craque da competição, tentou equilibrar as ações, teve mais posse de bola e arrematou mais em gol, mas foram os franceses que construíam uma vantagem considerável. O meio-campo Pogba e a revelação da copa, o camisa 10 Mbappé, marcaram com chutes de fora da área aos 14 e aos 20 minutos do segundo tempo. Aos 24, Mandzukic ainda descontou para os croatas.

Em sua terceira final em 20 anos, os franceses conquistaram o segundo título mundial: em 1998 e 2018. O time ainda tem o vice-campeonato de 2006, após derrota nos pênaltis para a Itália.

A decisão foi recheada de emoções: o atacante Mandzukic marcou um gol contra e viu seu companheiro Perisic empatar. Griezmann marcou o segundo em um pênalti dado pelo VAR, após nítido vacilo do árbitro Nestor Pitana. Na etapa final, Pogba e Mbappé anotaram pelos Bleus, enquanto Mandzukic diminuiu pelos croatas, em falha incrível do goleiro Lloris.

A França chega ao seu bicampeonato, igualando-se com Argentina e Uruguai. Espanha e Inglaterra ficam com um título mundial, enquanto Alemanha e Itália seguem com quatro conquistas. O Brasil, com cinco troféus, é o maior campeão.

Já a Croácia amarga a derrota, mas concretizou a melhor campanha de sua história. Antes disso, os croatas ficaram na terceira colocação na Copa do Mundo de 1998, justamente no primeiro título da França.

Além disso, o técnico Didier Deschamps e o atacante Kyllian Mbappé marcam seus nomes na história do futebol. O comandante é o terceiro homem a ser campeão como jogador e treinador, igualando o brasileiro Zagallo e o alemão Franz Beckenbauer. Já o camisa 10 é o terceiro jogador a ser campeão com menos de 20 anos. Antes dele, apenas Pelé e o italiano Bergamo conseguiram tal feito.