Após mais de uma década fora da Copa FGF, o Esportivo volta a disputar a competição em 2025. A última participação do clube havia sido em 2014. Campeão da primeira edição do torneio, em 2004, o alviazul retorna agora com o objetivo de preparar o elenco para os desafios da próxima temporada.
A decisão partiu da diretoria e da comissão de futebol, que enxergam na Copa uma oportunidade de entrosamento e observação de atletas.
“Acho importantíssima a participação para fazer um laboratório, uma montagem de elenco pensando já no campeonato do ano que vem”, destacou o vice-presidente de futebol, Eduardo Casagranda.
O Esportivo irá disputar a competição com a base do time Sub-20, reforçada por jogadores que atuaram na campanha da Série A2 do Gauchão.
‘’Vamos usar basicamente o Sub-20 e mais alguns jogadores que vão ser selecionados desse plantel que disputou o acesso”, explicou Casagranda.
O clube também estuda a chegada de novos atletas para avaliação, pensando em possíveis parcerias futuras.
Sobre a competição
A Copa FGF – Professor Ruy Carlos Ostermann começa em 17 de setembro e vai até 14 de dezembro. O torneio garante ao campeão uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 e na Recopa Gaúcha. Nesta edição, nove clubes participam: Inter, Gaúcho, São José, Aimoré, Juventude, Esportivo, Brasil-Pel, Pelotas e São Gabriel.
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os dois melhores avançam diretamente às semifinais, enquanto os colocados entre o 3º e o 6º lugares disputam as quartas em formato mata-mata. As fases finais serão em jogos de ida e volta. O tradicional clássico Bra-Pel está marcado para ocorrer no Estádio Bento Freitas.