O Grêmio divulgou na última sexta-feira (02), os modelos de camisas que estão na final do concurso Manto Copero, projeto que deu a oportunidade para torcedores desenharem uma das camisas do clube visando a próxima temporada. Um dos sete finalistas do concurso é o farroupilhense Mateus Kurmann.
Morador do bairro São Luiz, Kurmann tem 31 anos e trabalha com design voltado para marcas no universo da comunicação, marketing e publicidade. Segundo ele, um amigo lhe apresentou a inciativa do seu time do coração. A partir deste momento, ele desenvolveu o conceito que agora é um dos finalistas do concurso.
A votação ocorre até o final desta terça-feira (06) e pode ser acessada através do site mantocopero.com.br. Cada CPF só terá um voto computado. Mesmo com a proximidade do anúncio do resultado, Mateus diz não pensar muito no resultado final:
“Não procuro pensar muito no resultado, apesar de saber que estou fazendo uma votação expressiva. Eu já tive reconhecimento da torcida, mídia e jogadores. Além de servir o clube, já fiz contatos que ampliam minhas oportunidades profissionais também. Então é só agradecer mesmo”, afirmou ele.
Os detalhes do design da camisa, os quais você confere clicando aqui, são inspirados nas camisas dos anos 1990. O desenho tem traços geométricos que eram marca registrada na época e que hoje são muito procurados por colecionadores. A camisa é uma homenagem aos 30 anos do bicampeonato da Libertadores, que se completa no próximo ano:
“Como é uma camisa comemorativa, também busquei um momento especial para o clube para desenvolver essa proposta. Em 2025 faz 30 anos do bicampeonato da América, então sabia que me conceito iria partir disso”, explicou. Ao longo do processo ele realizou pesquisas, criando até uma reedição de uma camisa clássica da mesma época.
“É importante frisar que temos que pensar na aceitação comercial deste projeto. Já que tem uma reedição da tradicional Tricolor de 1995, eu vou fazer uma reedição adicionando alguns traços mais modernos e unindo mais conceitos dos anos 1990 nessa reedição da branca de 95. Meu selo é o ‘Donos da América Outra Vez’, simbolizando esses 30 anos”, concluiu.
São sete designs finalistas concebidos por, além de Mateus Kurmann, pelos torcedores Vicenzo Marques, Bruno Mello, Eduardo Rodrigues, Henrique Chaves, Charles de Andrade e Aline de Abreu.