Futebol

Começa a Copa do Mundo 2018 com cerimônia e jogo entre Rússia e Arábia Saudita

Começa a Copa do Mundo 2018 com cerimônia e jogo entre Rússia e Arábia Saudita
80 mil pessoas lotaram o estádio de Luzhniki (Foto: Fifa / Mladen ANTONOV / AFP)

Começou a Copa do Mundo 2018 na Rússia, um estádio lotado com cerca de 80 mil pessoas e o resto do mundo acompanharam a cerimônia de abertura do maior evento esportivo do planeta. Foram 15 minutos de grandes atrações musicais e simplicidade nas encenações teatrais.

Entre as atrações estavam o Mascote ZIBAVAKA que trocou passes com o craque brasileiro Ronaldo Nazário, que entrou no campo acompanhado de um menino russo, os shows ficaram por conta de Robbie Williams, cantor inglês, que cantou ao centro do gramado acompanhado da soprano russa Aida Garifullina, eles fizeram um dueto cantando a música “Angels”.

A apresentação da taça do mundo ao estádio antes da abertura ficou a cargo da modelo russa Natalia Vodianova e do ex jogador espanhol Iker Casillas.

A parte artística foi produzida pelo canal russo Channel One e dirigida por Felix Mikhailov, bolas gigantes de futebol foram utilizadas e objetos cênicos, um pássaro gigante em vermelho e amarelo surgiu no meio do gramado, surgindo dele, onde a soprano Aida Garifullina entrou para sua primeira aparição.

As 32 seleções foram homenageadas com a entrada de suas bandeiras, cada uma com seu representante, ao final a encenação desejou boas vindas à todos em inglês no gramado de Luzhniki.

Abertura

Os donos da casa usaram de seus 80 mil torcedores para pressionar a Arábia Saudita, desde o início. Os sauditas trocavam muitos passes durante o primeiro tempo, porém com muitos erros, os russos estavam com a defesa compacta e iam ao ataque puxados pelo brasileiro, naturalizado russo e ex jogador do Grêmio, Mário Fernandes, e chegavam bem a frente, tanto que aos 11 minutos abriram o placar com Yuri Gazinskiy que aproveitou o cruzamento na área e mandou de cabeça, no canto do gol saudita. Rússia 1 x 0.

Aos 20 a Arábia Saudita chega com perigo com bola cruzada na área, Al-Sahlawi briga, a bola é desviada e tem escanteio para os árabes.

Aos 21 minutos, o possível primeiro desfalque da Copa, Alan Dzagoev sentiu o músculo posterior da coxa, sai do jogo e dá lugar à Cheryshev, que em sua primeira jogada já ameaça o gol de Abdullah Almuaiouf.

O jogo segue com pressão dos russos sobre os sauditas que tentam mas sem sucesso concluir as jogadas de ataque.

Quase no final do primeiro tempo, aos 42 minutos Cheryshev recebeu na entrada da área limpou dois jogadores e bateu forte, de perna esquerda marcando o segundo gol russo. Rússia 2 x 0. Na primeira etapa a posse de bola foi maior dos sauditas com 55% e os russos tiveram 45%.

Na volta para o segundo tempo a Arábia Saudita manteve a posse de bola, mas com pouca criatividade. A Rússia não voltou com a mesma força para a segunda etapa, porém começa aos poucos a aumentar a pressão.

Até os 15 minutos o domínio foi árabe, porém sem marcar acabou cedendo espaços aos russos para crescerem na partida, aos 16 minutos Cheryshev puxa o contra ataque mas é barrado na finalização.

Aos 22 Zobnin chuta e o goleiro árabe se atrapalha e os russos quase ampliam o placar, nos 25 minutos substituição na Rússia, entra em campo Artem Dzyuba substituindo Fedor Smolov, mais um jogador predestinado que ao entrar recebe o cruzamento da direita de Golovin e cabeceia para o fundo do gol saudita. Rússia 3 x 0.

Aos 33 os jogadores se estranham mas a arbitragem consegue manter os ânimos.

Com o terceiro gol russo, a Arábia Saudita parece ter desanimado na partida e tem deixado mais espaços para a equipe anfitriã, que tem chegado em busca do quarto gol.

Aos 37 minutos a Arábia tenta com Hattan Bahebri que finaliza com o pé esquerdo do lado direito da área.

A Rússia segue em busca do quarto gol, ataca várias vezes e a defesa saudita se defende como pode, gerando vários escanteios para os russos.

O Juiz dá 3 minutos de acréscimos, a Rússia aproveitou para ampliar o placar, aos 46 minutos, Cheryshev marca novamente mandando uma bomba no ângulo superior esquerdo do gol saudita. Rússia 4 x 0.

O jogo segue e a Rússia pressiona e consegue uma falta cometida por Taiseer Al Jassam. Aleksandr Golovin chuta a bola em curva e amplia o placar, Rússia 5 x 0. Fim de jogo no estádio de Luzhniki.