ALVIAZUL

Após 11 anos, Esportivo anuncia que jogará a Copa FGF

Decisão foi formalizada no congresso técnico, que ocorreu na última sexta-feira (01), na sede da FGF

Projeto visa fortalecer o plantel para a temporada de 2026, com um planejamento já em andamento.. (Foto: Exata)
Projeto visa fortalecer o plantel para a temporada de 2026, com um planejamento já em andamento.. (Foto: Exata)

Após um hiato de 11 anos, o Esportivo confirmou sua participação na Copa FGF nesta sexta-feira (1º), assegurando a continuidade do futebol no clube durante todo o ano. Criado em 2004 para compor o calendário dos clubes gaúchos no segundo semestre, o campeonato teve como seu primeiro campeão o próprio alviazul.

A última vez que o clube esteve na competição foi em 2014. Agora, por decisão da diretoria e comissão de futebol, retorna aos gramados da Copa em busca de oportunidades de entrosamento do elenco.

“Acho importantíssima a participação para fazer um laboratório, uma montagem, um elenco pensando já no campeonato do ano que vem’’, disse o vice-presidente de futebol, Eduardo Casagranda.

Ainda segundo o dirigente, o clube utilizará o plantel das categorias de base, o que já se mostrou eficaz na reta final do Gauchão Série A2.

‘’Vamos usar basicamente o Sub-20 e mais alguns jogadores que vão ser selecionados desse plantel que disputou o acesso”, explicou.

Há, ainda, a possibilidade de receber atletas para estudo de futuras parcerias. O objetivo é dar rodagem e experiência a esses jovens, que serão complementados por algumas contratações pontuais de jogadores mais experientes. Esse projeto visa fortalecer o plantel para a temporada de 2026, com um planejamento já em andamento.

A Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) inicia seu calendário no mês de setembro, seguindo até dezembro. O campeão da competição garante vaga na Série D do Brasileirão de 2026, bem como na Recopa Gaúcha, disputada com o vencedor do Campeonato Gaúcho.