Abel Braga retorna ao Internacional com objetivo de evitar rebaixamento
Abel Braga retorna ao Internacional com objetivo de evitar rebaixamento | Foto: Internacional/Divulgação

O Internacional confirmou neste sábado (29) o retorno de Abel Braga para comandar o time nas duas rodadas finais do Brasileirão. O treinador inicia sua oitava passagem pelo clube com a missão de livrar o Colorado do rebaixamento. A partir de 2026, Abel deve seguir no Inter como coordenador técnico. O preparador físico Élio Carravetta também volta a integrar a comissão.

A mudança ocorre após a demissão de Ramón e Emiliano Díaz. Com a vitória do Vitória sobre o Mirassol por 2 a 0, o Inter entrou na zona de rebaixamento e ocupa a 17ª colocação, com 41 pontos. O time enfrenta o São Paulo, fora de casa, e o Bragantino, no Beira-Rio, nas partidas decisivas. Se vencer ambos os confrontos, garante permanência na Série A sem depender de outros resultados, por conta de duelos diretos entre times envolvidos na fuga do Z4.

Passado de glórias

Aos 73 anos, ‘Abelão’ retorna ao clube onde já dirigiu o time em 340 jogos. No Inter, foi Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2006. Entre 2020 e 2021, conduziu o Colorado ao vice-campeonato brasileiro. Também conquistou dois Gauchões, em 2008 e 2014. Seu último trabalho como técnico foi no Fluminense, em 2022, quando anunciou que deixaria as funções de treinador. Depois, atuou como coordenador técnico do Vasco.

9° técnico da gestão Barcellos

Abel é o terceiro técnico do Inter em 2025 e o nono da gestão Alessandro Barcellos. O atual presidente, ao assumir o clube em 2021, optou por não renovar com o treinador após o Brasileirão e iniciou um novo ciclo com Miguel Ángel Ramírez.

Segundo nota oficial, Abel começará os trabalhos neste domingo, no CT Parque Gigante, acompanhado da comissão permanente. Carravetta também se junta ao grupo neste momento decisivo.