O último sábado (05) foi movimentado para as Categorias de Base do Clube Esportivo. Quatro equipes entraram em campo representando as cores Alviazul. O destaque ficou por conta da equipe Sub-17, que conquistou vaga à final do Gauchão Série A2, da categoria, e, ainda, garantiu o acesso para a Série A1 da competição, em 2025.
Jogando em Erechim, contra o Ypiranga, na semifinal do Gauchão Série A2, a equipe Sub-17 ficou no empate, em 0 a 0, no tempo normal. Com o resultado, o jogo foi decidido nos pênaltis e a gurizada Alviazul, comandada pelo técnico Giordano Demore, levou a melhor e venceu por 3 a 2. No primeiro jogo o Esportivo, também, havia empatado, em 3 a 3, jogando na Montanha dos Vinhedos.
Com o resultado, o Esportivo garante vaga na final da competição estadual. O adversário será o Esporte Clube Cruzeiro, de Santiago. Como o regulamento aponta que duas equipes sobem para a elite da categoria, tanto o Clube Esportivo, quanto Cruzeiro, já tem vaga garantida na Série A1 Sub-17, em 2025.
O outro resultado positivo Alviazul foi no Gauchão Sub-20, Série A1. Jogando em casa, na Montanha dos Vinhedos, o Esportivo venceu o ‘Clássico da Polenta’, diante da equipe do SER Caxias, pelo placar de 3 a 2. Com o resultado, o Esportivo conseguiu chegar ao seu objetivo de permanecer na Série A1 da competição estadual Sub-20 para 2025.
Para fechar a agenda do dia, em jogos válidos pelo 3º Campeonato Regional de Base, as categorias Sub-12 e Sub-14, foram até Veranópolis, onde enfrentaram a equipe Lelo e Tita Boll.