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Esportivo cresce nas redes sociais de forma positiva e busca resultados também em campo

https://unsplash.com/photos/PrEgSKqnrIQ
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O Campeonato Gaúcho não terminou bem para o Clube Esportivo Bento Gonçalves, que fechou a competição com uma derrota para o Internacional e o rebaixamento para a segunda divisão. Entretanto, a temporada 2021 não é marcada apenas pelas notícias ruins da equipe, principalmente fora dos gramados. Desde o início do ano, a presença do Tivo nas redes sociais aumentou consideravelmente, e isso pode ser o primeiro passo para atrair mais patrocinadores e conseguir uma melhora de rendimento em campo.

Segundo análise de jornalistas do portal Globoesporte, a situação financeira do Esportivo contribuiu bastante para os resultados ruins na elite do futebol gaúcho. A falta de um elenco mais consistente, assim como poucas opções no banco de reserva, foram mais que suficientes para o Tivo terminar na penúltima colocação. Entretanto, o objetivo principal da diretoria é arranjar meios de financiar um elenco melhor para os próximos meses, principalmente com a disputa da Série D entrando para o calendário do time.

Uma das ações mais notadas até aqui é a maior presença do Esportivo nas redes sociais. A equipe de marketing tem atualizado de forma constante os perfis em diferentes plataformas, seja o tradicional Facebook ou então o inovador TikTok. Apesar de parecer algo simples, essa presença online é cada vez mais importante no futebol brasileiro. Essas redes estão se transformando em excelentes ferramentas na busca por novos patrocinadores.

O melhor exemplo é o Flamengo, que conta com a maior torcida do país dentro e fora da internet. Segundo dados da pesquisa mais recente do Ibope Repucom, a equipe carioca conta com quase 40 milhões de seguidores nas diferentes plataformas de rede social que existem por aqui. Apenas no Facebook, que é a mais popular, o clube conta com mais de 12 milhões de fãs. O mais importante é que isso garante muitos acordos de patrocínios para o Flamengo, inclusive com empresas que são totalmente online e buscam maior exposição na internet, e não apenas nas camisas dos times.

As ações do Esportivo

Apesar de não contar com números robustos, e não ter a popularidade de equipes como a dupla Grêmio e Internacional, o Esportivo tem buscado aumentar o número de fãs nas redes. No perfil da equipe no Instagram, por exemplo, já são quase 10 mil seguidores que acompanham fotos e vídeos dos bastidores da equipe. Essa é a segunda rede mais popular do Tivo, que conta com 14 mil fãs na página oficial do Facebook. Um número relevante, mas que poderia ser maior.

Uma aposta recente da diretoria tem sido também os vídeos, seja para o TikTok ou então para o YouTube. A ideia é aumentar a interação com os torcedores, e mostrar um pouco mais da rotina dos jogadores e da comissão técnica em Bento Gonçalves. No caso do canal do YouTube, que estava abandonado e sem atualizações, é uma mudança considerável. Ele nunca foi utilizado como uma ferramenta de marketing digital anteriormente.

A expectativa é que essas ações chamem atenção de empresas e potenciais patrocinadores. O Esportivo está longe de ser uma equipe em boa situação financeira, e a internet pode ser um canal importante para transformar isso. Uma ação que pode parecer inédita, mas que acontece com outros clubes de torcidas regionais. Por exemplo, esse é o caso da Chapecoense, que conta com mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais. A equipe catarinense consegue bons patrocinadores e resultados positivos em campo, como foi na campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro da Série B em 2020.

Mercado digital em alta no Brasil

Essa importância das redes sociais para os times de futebol não é nada exclusiva, pois o mundo digital está ganhando muita força no Brasil. Um bom exemplo acontece no entretenimento, que está deixando o ambiente físico para se transformar em algo 100% virtual. Os fãs de jogos de mesa de cassino, que vão desde pôquer até o blackjack, passam por isso com os cassinos online. Essas plataformas possuem mesas desses jogos e slots machines em versões temáticas, interativas e com transmissões via streaming para oferecer aos fãs de apostas uma experiência próxima do real. É algo semelhante ao que a tecnologia de realidade aumentada oferece, mas que outras tecnologias para passar essa mesma sensação de realidade para os jogos digitais.

Alguns outros setores, como o comércio e a saúde, também estão passando por essa transformação online. Isso significa que o marketing digital é uma ferramenta cada vez mais importante para todas as pessoas, principalmente se a ideia é buscar exposição na internet. Esse momento casa perfeitamente com o potencial de alcance dos clubes de futebol, que podem atingir milhões de pessoas com apenas uma publicação.

Os resultados no início de 2021 não foram os melhores para o Tivo, mas isso não pode desanimar algumas estratégias da diretoria. A maior presença nas redes sociais é primordial para acompanhar as tendências digitais do mercado. O Esportivo precisa de melhores patrocínios, assim como potenciais investidores, para contar com um elenco que possa voltar para a elite do futebol gaúcho em 2022.