Esportes

Espaços de esportes e lazer passam por revitalização em Caxias do Sul

Foto: Mateus Argenta / SMEL
Foto: Mateus Argenta / SMEL

Nos próximos 30 dias está previsto o início das melhorias no Centro Esportivo Municipal Antônio Barroso Filho, mais conhecido como Campo Municipal. A estrutura fica localizada na Avenida Júlio de Castilhos, no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul. A troca da iluminação foi divulgada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Gabriel Citton.

De acordo com o secretário, além da iluminação da pista de caminhada, o local terá um playground. Citton conta que a iluminação e o novo espaço de lazer, tem verbas oriundas ainda de 2019. Na época ele era diretor de esportes e junto com o então secretário nacional, Washington Stecanela Cerqueira, eles conseguiram uma verba do Governo Federal, de cerca de R$700 mil.

Após um período parada a verba, no ano passado a equipe deu andamento a documentação, fez a licitação e a ordem de início das obras já foi assinada. Agora, a empresa aguarda a Caixa Econômica Federal liberar o valor.

“Há poucos dias foi assinada a ordem de inicio, esperamos que nos próximos 30 a 40 dias já se inicie a obra , ainda neste ano, que lá vai ser então a melhoria da iluminação da pista de caminhada, pra gente poder deixar ela até mais tarde aberta e também um playground pra gente descentralizar um pouco mais da situação de áreas de lazer e ali vai ter um espaço então do lado do campo 2 do município.”

Citton destacou ainda que a pasta ganhou uma grande doação de areia, o que vai possibilitar a construção de quadras de esporte. A ideia, segundo o secretário, é que ainda neste ano, ou no máximo no início de 2022, próximo ao playground, no Centro Esportivo, seja colocada uma quadra. O espaço será utilizado para incentivar esportes praticados na areia.

Outras melhorias

Ainda, uma parte da verba colhida em 2019, será para a construção de vestiários no campo do bairro Desvio Rizzo. Segundo Gabriel Citton esta demanda veio da comunidade, por meio da vereadora Gládis Frizzo. O objetivo é dar mais comodidade aos usuários.

Também no ano passado em uma visita a Brasilia, a Secretaria de Esporte e Lazer conseguiu mais R$300 mil para a troca da parte elétrica do Ginásio Enxutão. Segundo Citton, a fiação elétrica do local é da década de 80. No momento a Secretaria de Planejamento está fazendo o projeto.

Gabriel Citton destacou que a segurança pública destes espaços é uma questão “complicada”. “A gente sempre avisa a Guarda Municipal, porque as vezes a gente troca a parte elétrica ,eles em seguida já quebram e roubam, a gente tenta conscientizar para que os atos de vândalos não aconteçam’, salientou o secretário.

Lei adote um equipamento

Citton divulgou ainda, um projeto que já foi aprovado na Câmara de Vereadores e agora segue para a sansão do prefeito Adiló Didomenico. Ele explica brevemente sobre o projeto.

“Lei do adote um equipamento, é uma pessoa que queira ajudar numa praça, numa manutenção de um local. O objetivo é tentarmos fazer com que as empresas ajudem, na troca de chuveiros, ou em outras melhorias, em contrapartida ela possa usar alguns horários das quadras”. 

O projeto também contempla executar, às custas da iniciativa privada, melhorias urbanísticas, paisagísticas e manutenção de áreas públicas destinadas ao esporte e ao lazer na cidade. A proposição lista como áreas passíveis de adoção: parques infantis, academias da melhor idade/academias ao ar livre, campos e quadras poliesportivas, ginásios poliesportivos e demais áreas públicas geridas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

Confira aqui as informações do projeto.