Foi anunciado nesta segunda-feira (17), que a cidade de Santa Cruz do Sul voltará a ser sede de uma etapa da Stock Car, esta que á maior competição de automobilismo do Brasil, no ano de 2024.
No momento estão sendo realizadas melhorias no autódromo para que ele então seja homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As obras, que estão na segunda etapa, contam com reasfaltamento, melhorias nas zebras e em barreiras de pneus. A revitalização dos boxes e da torre de controle também estão previstas.
“Estamos muito felizes com a confirmação de que o Autódromo de Santa Cruz passará por uma profunda revitalização em todas as suas estruturas. Uma vez que a pista seja homologada pela CBA e as instalações sejam ajustadas para receber um evento da dimensão da Stock Car, pretendemos realizar uma corrida por ano nas próximas cinco temporadas. Santa Cruz do Sul é um local que todos na Stock Car adoram e vai ser muito bom poder contar com a cidade em nosso calendário”, afirmou o CEO da Vicar ( promotora da Stock Car), Fernando Julianelli.
A prefeita Helena Hermany destacou que os grandes eventos nacionais realizados no autódromo trazem um grande retorno para o turismo e a economia da cidade:
“Provas de projeção nacional como a Stock Car, Império Endurance, Copa Truck e outras lotam a rede hoteleira, os restaurantes, e ainda geram mais de cem empregos temporários em cada final de semana, o que significa renda para diversas famílias”.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Arlindo Signor, o autódromo de Santa Cruz do Sul desponta no País como um dos mais superiores:
“Competir na cidade é muito importante para nós, com diversas modalidades. Estamos à disposição para contribuir com que o autódromo entre o mais rápido possível em atividade. Temos a certeza de que é um investimento para tornar a cidade conhecida no mundo inteiro”.
O novo contrato tem duração de cinco anos. As melhorias tem previsão de custo entre R$ 5 a 8 milhões. Uma licitação deve ser ocorrer no final deste mês.
A Stock em Santa Cruz
A história da categoria com a cidade já vem desde 2005, quando Santa Cruz do Sul recebeu a maior categoria do automobilismo brasileiro pela primeira vez. De lá pra cá, 25 corridas foram realizadas. Em 2022, venceram as etapas de Santa Cruz do Sul os pilotos Ricardo Maurício e Rubens Barrichello.