Foi um jogo nervoso. Digno de uma final e Libertadores. Grêmio e Lanús fizeram uma partida bastante disputada e com muitas reclamações da arbitragem durante a noite desta quarta-feira (22) na Arena em Porto Alegre. No final, vitória tricolor por 1 a 0, gol de Cícero.
No primeiro tempo, o Lanús fechou-se no campo de defesa e aguardou o Grêmio. Até os 12 minutos o Tricolor até tentava, tinha a posse de bola mas não concluía a gol. Neste momento a equipe argentina foi à frente e quase marcou em uma jogada área depois de cobrança de escanteio. Marcelo Grohe fez uma defesa quase impossível no chão. A pior notícia da etapa inicial veio com o cartão amarelo para Kannemann depois de confusão na área defensiva. Ele está fora do segundo jogo da final na Argentina dia 29.
Ainda deu tempo do Grêmio reclamar, e muito de um pênalti em cima de Ramiro no último minuto do tempo inicial.
Os times foram para o intervalo com os gremistas reclamando da arbitragem.
O segundo tempo foi todo da equipe brasileira. Marcelo Grohe sequer fez uma defesa na etapa final. O time argentino preferia o anti-jogo gastando o tempo a cada falta marcada pela arbitragem discutível que veio do Chile. O Grêmio por sua vez não encontrava espaços, o nervosismo também começava a aparecer até que aos 37 minutos Edílson colocou na área. Jael que havia entrado cabeçeou e Cícero, outro que saiu do banco com a ponta da chuteira completou para o gol marcando 1 a 0 para os gaúchos.
Depois do gol, enfim, o Lanus foi para o ataque, entretanto, sem objetividade e enfrentando a pressão do torcedor gremista.
No final, o fraco árbitro Júlio Bascunan ainda deixou de marcar um pênalti claro em Jael. Com o resultado o time brasileiro joga por um empate na Argentina na próxima quarta-feira, dia 29.
O presidente Romildo Bolzan Júnior manifestou-se em entrevista coletiva e disse ter o sentimento de ter sido roubado no confronto, quando perguntado da avaliação da arbitragem.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta a campo no domingo (26) contra o Atlético Goianiense, já rebaixado, na Arena. A equipe deverá ser reserva.