O Grêmio afastou a crise com a importante vitória conquistada sobre o Atlético-MG neste domingo (17), por 3 a 1, na Arena MRV. O tricolor já estava há duas partidas sem vencer e o placar pode amenizar a pressão sobre o grupo e o técnico Mano Menezes.
Primeiro tempo
Com maior posse de bola, o Atlético-MG teve um início de primeira etapa mais produtivo, mas ficou devendo em jogadas concluídas em gol. Já o Grêmio, ameaçou uma melhora após os 15 minutos, mas logo viu o time da casa voltar a controlar o ritmo da partida.
Aos 37 minutos, o Galo abriu o placar em uma jogada ensaiada. Pela esquerda, Hulk cobrou falta rolando a bola para a intermediária, onde surgiu Gustavo Scarpa para bater colocado, acertar o ângulo e anotar um golaço. 1 a 0.
Aos 44, o Grêmio surpreendeu e chegou ao empate na sua primeira finalização na direção da meta. Marlon cobrou escanteio na área e Edenilson empurrou a bola para o canto direito de Éverson. 1 a 1.
Segundo tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa encontrando mais espaços para atacar, mas foi novamente em um escanteio que o tricolor chegou à virada, aos 12 minutos. Marlon colocou a bola na área e a defesa afastou mal. Na sobra, Balbuena encheu o pé e colocou a bola na rede sem chances para o goleiro. 2 a 1.
Aos 19 minutos, o Grêmio foi prejudicado pela arbitragem quando Carlos Vinícius foi expulso por ter, supostamente, acertado o cotovelo no rosto de Iván Román. Quando todos tinham a certeza de que o VAR revisaria o lance, o reinício do jogo foi autorizado. Porém, aos 30, o confronto voltou a ficar equilibrado quando Cuello recebeu cartão vermelho por pisar em Riquelme.
Na reta final, o tricolor resistiu a uma breve pressão do Galo e ainda teve tempo para matar o jogo com o terceiro gol. Aos 45, com liberdade no ataque, Aravena recebeu passe de André Henrique e ficou com o caminho aberto para colocar a bola na rede. 3 a 1. Depois do gol, Dodi e Júnior Santos ainda foram expulsos, fazendo a partida ser encerrada com nove atletas de cada lado.
Situação do Grêmio
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 23 pontos, aumentou a distância para a zona de rebaixamento e encerrou uma sequência de duas derrotas seguidas. Na próxima rodada, o tricolor vai encarar o Ceará, às 21h de sábado (23), na Arena.
Escalações
Grêmio: Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Villasanti (Dodi), Cuéllar (Alex Santana) e Edenilson (Aravena); Alysson (Riquelme), Cristian Olivera (André Henrique) e Carlos Vinicius.
Atlético-MG: Éverson; Natanael (Biel), Iván Román (Júnior Santos), Júnior Alonso e Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa e Reinier (Rony); Cuello e Hulk.