Fotos: Adroir fotógrafo
Fotos: Adroir fotógrafo

O Grêmio fez a sua estreia em casa no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (4) e somou seus primeiros três pontos na competição nacional. O tricolor fez 5 a 3 sobre o Botafogo, de virada, na Arena, e encerrou uma sequência de três jogos sem vencer na temporada.

Primeiro tempo

O confronto teve um início equilibrado na Arena, onde o Grêmio buscou se manter no ataque, mas o Botafogo, aos poucos, também encontrou espaços no campo. E foi em um contra-ataque que os cariocas encontraram o gol que abriu o marcador. Aos 16 minutos, Arthur recebeu lançamento de Barboza, limpou a marcação de Wagner Leonardo e finalizou no contrapé do goleiro Weverton. 1 a 0.

A reação do Grêmio aconteceu aos 25 minutos, aproveitando uma falha defensiva do Botafogo. Pela direita, Tetê cruzou na área, Mateo Ponte errou o corte e a bola sobrou nos pés de Carlos Vinícius, que teve apenas o trabalho de empurrar para a rede. 1 a 1.

Os dois lados seguiram buscando o resultado, em um bom jogo em Porto Alegre. Entre idas de Grêmio e Botafogo ao setor ofensivo, o time carioca foi quem obteve sucesso, aos 35 minutos, marcando um golaço. Montoro fez um passe de cavadinha e deixou Danilo na cara do gol. Ele teve calma para aguardar a saída de Weverton, finalizar forte e estufar a rede. 2 a 1.

Segundo tempo

Pouco após a volta do intervalo, o jogo já estava sendo empatado mais uma vez. Aos 4 minutos, Amuzu fez ótimo cruzamento pela esquerda e serviu Carlos Vinícius, que cabeceou sem reação do goleiro Neto. 2 a 2.

O tricolor seguiu em cima e, aos 8 minutos, teve pênalti marcado a seu favor. Em uma disputa aérea, Alex Telles desviou a bola com o braço, sem deixar dúvidas para a arbitragem. Carlos Vinícius converteu, marcando pela terceira vez na partida. 3 a 2.

Aos 14, foi a vez de Tetê colocar a bola na rede e marcar o terceiro gol do Grêmio em 10 minutos. Amuzu recebeu passe na ponta esquerda e fez cruzamento. A bola atravessou toda a área e encontrou o reforço tricolor na segunda trave. Tetê definiu de primeira, no canto esquerdo do goleiro. 4 a 2.

Para concretizar a goleada tricolor, mais um gol foi anotado aos 33 minutos. Dentro da área, André Henrique roubou a bola de Alexander Barboza e bateu em cima do goleiro, que espalmou. No rebote, Edenílson aproveitou o gol aberto para mandar para a rede. 5 a 2.

Aos 40 minutos, ainda deu tempo para o Botafogo descontar uma última vez. Alexander Barboza cruzou pela esquerda, Danilo bateu de voleio e a bola desviou em Wagner Leonardo, enganando Weverton. 5 a 3.

Volta aos gramados

O tricolor volta a jogar neste sábado (7), às 18h30, diante do Novo Hamburgo, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Depois disso, o Grêmio retoma o foco no Brasileirão para a partida da quarta-feira (11), diante do São Paulo, às 21h30, no Morumbis.

Escalações

Grêmio: Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur (Dodi) e Monsalve (Willian); Tetê (Edenílson), Pavón (Amuzu) e Carlos Vinícius (André Henrique).

Botafogo: Neto; Mateo Ponte (Matheus Martins), Newton e Alexander Barboza; Vitinho, Danilo, Allan (Marquinhos) e Alex Telles; Santi Rodríguez (Artur, depois Nathan Fernandes), Montoro (Barrera) e Arthur Cabral.