Esportes

Com Vini Júnior decisivo, Real Madrid conquista o Mundial; Flamengo é terceiro

Vitória dos madrilenos por 5 a 3 é a final com o maior número de gols na história do torneio intercontinental

(Foto: Khaled DESOUKI / AFP)
(Foto: Khaled DESOUKI / AFP)

O Real Madrid conquistou o Mundial de Clubes 2022 neste sábado (11) ao derrotar o Al Hilal por 5 a 3, no estádio Prince Moulay Abdallah, em Rabat, no Marrocos. Artilheiro do time madrileno na temporada, o brasileiro Vinicius Júnior foi importantíssimo no título, balançando as redes duas vezes e servindo bela assistência para Karim Benzema – o jovem também já havia deixado sua marca na semifinal diante do Al Ahly.

Os outros dois gols dos “merengues” foram anotados pelo uruguaio Federico Valverde, mais um destaque do conjunto espanhol. Valente, a equipe saudita lutou bastante e conseguiu dar emoção, marcando com Luciano Vietto (duas vezes) e Moussa Marega.

Com o resultado, a decisão deste ano quebra recorde de número de gols em finais no torneio da Fifa – a marca anterior pertencia a Santos 5 x 2 Benfica, em 1962. Além disso, o Real chega ao seu oitavo troféu do intercontinental. Anteriormente, o poderoso clube também havia ganhado em 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018.

Flamengo leva susto, mas vira sobre o Al-Ahly

Mais cedo, o Flamengo sofreu, mas venceu o Al-Ahly, do Egito, por 4 a 2, na disputa pelo terceiro lugar. O Rubro-Negro saiu na frente do marcador, mas sofreu a virada. No entanto, a equipe de Vítor Pereira se recuperou, voltou a ficar na frente do marcador e conseguiu a vitória.

Gabigol e Pedro, duas vezes cada, marcaram para a equipe brasileira. Ahmed Kader marcou os dois da equipe egípcia. A vitória traz fôlego na sequência do trabalho do treinador português, que ainda tem chances de conquistar as taças da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Carioca neste primeiro semestre.

A etapa inicial começou sonolenta, com a equipe brasileira levando ligeira vantagem. Varela sofreu pênalti, convertido por Gabigol, que abriu o placar para a equipe carioca. O gol fez a equipe diminuir o ímpeto inicial, e os egípcios passaram a crescer no jogo. Na bola aérea, ponto fraco da equipe brasileira na partida, o Al-Ahly deixou tudo igual com Ahmed Abdel Kader. O nível do jogo caiu e as equipes foram para os vestiários com o placar empatado.

Na segunda etapa, o Ah-Ahly teve a chance da virada em cobrança de pênalti. Maaloul foi para a cobrança, mas parou nas mãos de Santos, que não deu rebote. Pouco tempo depois, os egípcios viraram o jogo. De novo com Abdel Kader. Ele recebeu de Fath, deixou três marcadores e bateu no para o gol. Sem chances para Santos.

A marcação Rubro-negra pecava e Santos evitou o terceiro dos egípcios. A arbitragem ainda marcou um pênalti, mas voltou atrás e marcou uma falta fora da área após revisão do VAR. Abdelfattah foi expulso.

O Flamengo pressionava, até que Pedro foi lançado por Gabigol. O goleiro adversário saiu mal do gol e bola sobrou para o camisa 9 empatar a partida. Aí os brasileiros deslancharam. Pouco tempo depois, o juiz marcou pênalti após revisão do árbitro de vídeo. Gabigol converteu novamente e virou o jogo.

No fim da partida, a zaga do Al-Ahly titubeou: Pedro aproveitou e definiu a partida. Arrascaeta ainda marcou no fim do jogo, mas a arbitragem viu impedimento.