Esportes

Com perfil estudioso, como Thiago Carpini pretende potencializar o elenco do Juventude

Jovem treinador chega para tirar o Verdão da zona de rebaixamento à Série C e melhorar o clima no Alfredo Jaconi

Thiago Carpini cancelou viagem à Europa para treinar o Verdão
Thiago Carpini cancelou viagem à Europa para treinar o Verdão (Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)


Thiago Carpini chega ao Juventude após ser eleito o melhor treinador do último Campeonato Paulista. Aos 38 anos, é considerado um dos técnicos da dita “nova geração” do futebol brasileiro. Com um perfil de “estudioso da bola”, ele abriu mão de estar na Europa no segundo semestre de 2023, onde concluiria sua licença da UEFA, para tirar o Verdão de uma incomodo situação. Ele também já possui licença de treinador pela Associação de Futebol Argetina (AFA). Em sua apresentação, focou por diversas vezes na recuperação do grupo e em potencializar os atletas.

Até aqui, o Juventude venceu apenas uma partida das seis que disputou na Série B do Brasileirão, amargando a penúltima colocação na tabela. Foram somente três gols marcados e sete sofridos. A necessidade por buscar um equilíbrio entre defesa e ataque também será um fator importante nessa nova era no Estádio Alfredo Jaconi. Na chegada ao clube, o novo comandante falou sobre alguns atletas que já trabalhou, como o lateral-direito Reginaldo, que era seu jogador no Água Santa, além do zagueiro Romércio. Citou ainda que acompanhou de perto as carreiras dos experientes Alan Ruschel e Nenê, e ainda afirmou que tentou levar o centroavante Rodrigo Rodrigues para a equipe de Diadema.

“Dificilmente a gente cai em um grupo de paraquedas e (…) não conhece as características [do elenco]. Agora as particularidades, as individualidades só o convívio, e tem que ser o mais breve possível para eles entenderem o que a gente pensa de futebol. É um processo, não é uma fórmula mágica do dia para a noite, mas a gente precisa otimizar esse tempo pela necessidade que o clube se encontra em relação a tabela”

Novo comandante já realizou primeiro treinamento no CT
Novo comandante já realizou primeiro treinamento no CT (Foto: Gabriel Tadiotto/EC Juventude/Divulgação)

O elenco do Ju conta também com alguns jovens jogadores. Com Pintado, Guilherme Gehring, Ruan e Rafinha tiveram minutos entre os titulares, com destaque para o volante que substituiu Jean Irmer em três partidas consecutivas. Sobre este trio, Thiago Carpini falou que ainda conversará com a equipe de analise para ver os principais pontos de cada um e como melhor utilizá-los em campo.

“Entender de que maneira tirar o melhor de cada um desses atletas. Acho que é de fundamental importância para qualquer clube a formação, a conta precisa fechar e o clube formar. Esses jovens são os ativos do clube e a gente precisa olhar eles com carinho”.

Por outro lado, o treinador destacou que algumas lideranças do elenco precisam assumir o protagonismo dentro de campo para que o Verdão volte a vencer e saia da zona de rebaixamento. E falou o que espera no vestiário alviverde.

“Sabemos que no momento também temos outros perfis dentro do elenco que precisam assumir responsabilidade, apesar de que a maior delas é minha, eu assumo essa responsabilidade porque ela é minha a partir do momento em que assumi esse desafio. Então, eu quero o meu grupo o mais leve, o mais corajoso e competitivo possível para levar ao jogo aquilo que vamos trabalhar no dia a dia, e dentre isso potencializar esses jovens e cada um vai ter o seu momento, as suas oportunidades”.

O contrato de Thiago Carpini com o Juventude vai até novembro de 2023. A estreia do novo comandante será no próximo domingo (21) contra a Chapecoense, às 11h, na Arena Condá.