CONFRONTO DIRETO

Com gol de pênalti polêmico nos acréscimos, Grêmio perde para o Bragantino

Tricolor encerrou sequência de invencibilidade e pode perder posições

Fotos: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Fotos: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O Grêmio foi derrotado pelo Bragantino, no Estádio Cícero de Souza Marques, na noite deste sábado (4), pelo placar de 1 a 0, e encerrou uma sequência que já era de quatro jogos sem perder. O gol da vitória aconteceu nos acréscimos, em cobrança de pênalti. Até o final da rodada, o tricolor pode perder até três posições na tabela do Campeonato Brasileiro.

Primeiro tempo

Com apenas 38 segundos de bola rolando, o Grêmio deu o primeiro susto no Bragantino com Aravena, que bateu pela esquerda, a bola desviou e o goleiro Cleiton defendeu no reflexo. Aos 17 minutos, foi a vez de Gustavo Martins arriscar um chute de longe e forçar o goleiro a rebater com uma manchete.

Aos 42, uma grande polêmica paralisou o jogo por mais de seis minutos. Em uma disputa na grande área, Kannemann acertou o braço no rosto do zagueiro Pedro Henrique e recebeu cartão vermelho direto. O VAR demorou para revisar o lance e o zagueiro tricolor se recusava a sair de campo, mas acabou sendo decidido pela manutenção da sinalização inicial do árbitro de campo. Desta forma, o Grêmio seguiu a partida com dez jogadores.

Segundo tempo

O Bragantino voltou melhor para o tempo complementar e teve a sua primeira boa oportunidade aos 8 minutos. Matheus Fernandes recebeu passe de Jhon Jhon, entre a defesa tricolor, e finalizou no canto, mas Gabriel Grando se esticou e espalmou.

Para manter o marcador igualado e suportar a forte pressão que foi imposta pelo Bragantino, o tricolor também teve que contar com a sorte. Aos 15, Thiago Borbas recebeu passe dentro da pequena área, com muita liberdade, mas pegou mal e fez a bola sair por cima da goleira.

Na reta final, o time da casa acumulou chances de sair com a vitória. Aos 54 minutos, em uma das finalizações, Marlon desviou a bola com o braço, que estava colado no corpo, e o VAR indicou pênalti. O lance gerou muita reclamação por parte do tricolor. Jhon Jhon cobrou e converteu, definindo a vitória do Bragantino. 1 a 0.

Situação do Grêmio

Com a derrota, o Grêmio encerrou a sequência que mantinha de quatro jogos sem perder no Campeonato Brasileiro e permanece com 33 pontos. Ainda neste final de semana, a equipe de Mano Menezes pode perder até três posições, em caso de vitórias de Ceará, Vasco e Corinthians. Na próxima rodada, o tricolor enfrenta o São Paulo, em jogo que acontece apenas no dia 16 de outubro, uma quinta-feira, às 19h, na Arena.

Escalações

Grêmio: Gabriel Grando; Gustavo Martins, Noriega, Kannemann e Marlon; Edenilson (João Lucas), Dodi e Arthur (Camilo); Pavon (Amuzu), Aravena (Alex Santana) e André Henrique (Wagner Leonardo).

Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes (Andrés Hurtado), Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Vanderlan; Fabinho (Praxedes), Matheus Fernandes (Juninho Capixaba) e Jhon Jhon; Lucas Barbosa (Vinicinho), Thiago Borbas e Laquintana (Fernando).