Esportes

Com gol de Guilherme Guedes, Grêmio empata com América Mineiro

Foto: Matheus Pé/O Bairrista
Foto: Matheus Pé/O Bairrista

O Grêmio segue na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Mesmo com boa atuação e um primeiro tempo excelente, o tricolor ficou no empate com o América Mineiro. Felipão decidiu mudar sua equipe e adotou o 3-5-2, com Guilherme Guedes e Vanderson nas alas. Foi do lateral-esquerdo, inclusive, o gol tricolor. As informações são de O Bairrista.

O primeiro tempo começou com tudo e foi de fortes emoções para o tricolor. Com menos de três minutos jogados, Diego Souza tentou uma arrancada e sentiu a coxa. O centroavante teve que ser substituído e Ricardinho entrou na sua posição. Pouco depois, a preocupação se transformou em alegria. O Grêmio partiu em contra-ataque pelo lado direito e Vanderson cruzou para Guilherme Guedes abrir o placar.

Insatisfeito, o tricolor seguiu mandando na partida. Aos 8′, Ruan subiu mais alto que todo mundo e carimbou a trave de Cavichiolli. O América acordou e respondeu no lance seguinte com Chrigor, mas o atacante cabeceou para fora. O jogo seguiu equilibrado, com uma leve vantagem dos donos da casa. Em um belo lance, inclusive, Douglas Costa deixou Zé Vitor na saudade com uma linda caneta.

O América passou a apertar cada vez mais e Gabriel Chapecó foi obrigado a intervir com duas boas defesas consecutivas. Na terceira chegada, não teve jeito. Após bate-rebate, Felipe Azevedo venceu a dividida com Ruan e chutou no canto direito de Chapecó para deixar tudo igual na Arena.

Antes de acabar a primeira etapa, Douglas Costa acertou belo lançamento para Guilherme Guedes, que achou Alisson na grande área. O atacante soltou uma pancada e a bola explodiu no travessão dos mineiros. Douglas Costa para o Grêmio e Chrigor para o América chegaram próximo de marcar, mas falharam.

Ao contrário da primeira etapa, o segundo tempo só dava América. Fabrício, Felipe Azevedo e Eduardo Bauermann apareceram com perigo, mas nada do gol sair. Com a pressão dos mineiros, teve até pedido de pênalti, não atendido pela arbitragem. O Grêmio começou a reagir após os quinze minutos e Felipão decidiu mudar. Jean Pyerre e Darlan entraram nas vagas de Douglas Costa e Bobsin, respectivamente.

Embora o América ditava a grande parte das jogadas, foi do Grêmio a principal chance da segunda etapa. Ricardinho recebeu ótima cruzamento de Guilherme Guedes e chutou para fora. O lateral-esquerdo, assim como Douglas Costa e Diego Souza, deixou o campo com dores para a entrada de Diogo Barbosa.

Cavichioli e Chapecó contribuíram com belas defesas ao longos dos 20 minutos restantes e o jogo, desta forma, terminou com o empate. A adição de um ponto fez o Grêmio chegar a oito pontos e seguir na 19ª colocação do Campeonato Brasileiro.