Em partida com dois tempos distintos, o Grêmio venceu o Caxias de virada na estreia das equipes no Gauchão. Com um começo forte, o Grená saiu na frente no começo do jogo. No segundo tempo, pesou a presença de Luís Suárez e o Tricolor virou.
Sem surpresas, Thiago Carvalho mandou a campo a equipe titular dos quatro testes pré-Gauchão: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu (capitão), Fernando e Jonathan; Moacir, Marciel, Jean Dias e David Peninha; Eron e Diego Rosa.
Do lado Tricolor, Renato Portaluppi não pode contar com o paraguaio Villasanti, devido a regra de estrangeiros. Por isso, mandou a campo: Brenno; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê e Bitello; Campaz, Ferreira e Luís Suárez.
Primeiro tempo brigado e um gol para cada lado
Quem deu trabalho primeiro para a defesa adversária foi o Caxias. Aos dois minutos Jean Dias arriscou de fora da área. No minuto seguinte foi a vez de Fernando assustar de cabeça após cobrança de falta. Aos oito, após enfiada de bola e falha da zaga gremista, David Peninha entrou na área, driblou Brenno e empurrou para o gol vazio. 1 a 0 Grená e delírio da torcida e o primeiro gol do Gauchão 2023. Aos 14 minutos, a primeira chegada forte do Tricolor. Ferreira entrou na área driblando, mas segurou muito e foi desarmado por Dirceu.
Até os 20 minutos, o Grêmio não havia assustado a meta defendida por Bruno Ferreira, o que provocou irritação no treinador Renato Portaluppi. Aos 25, cobrança de falta perigosa para o Grená. Jonathan bateu forte, mas na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, Luís Suárez tentou, o goleiro abafou e a bola sobrou para Bitello. De primeira, o camisa 38 mandou para o fundo das redes. 1 a 1 e festa gremista no Centenário.
Aos 33 minutos, enfiada de bola de Luisito para Bitello. O meia tentou encobrir Bruno Ferreira, mas Dirceu tirou quase dentro do gol. Aos 42 minutos, Ferreira deu um drible de corpo em Marcelo, o lateral-direito ergueu o pé e atingiu o rosto do gremista, falta e cartão amarelo.
Fim de primeiro tempo em 1 a 1.
Com a marca de Suárez, Grêmio vira no segundo tempo
Assim como no primeiro tempo, quem deu o susto inicial foi o Caxias. Jonathan cobrou falta e Pepê afastou. Na sequência foi a vez de Ferreira dar o troco. Ele arriscou de fora, mas a bola ficou com o goleiro Grená. Com cinco minutos de pouca efetividade em campo, as torcidas buscavam apoiar das arquibancadas. E foi assim que aos oito Peninha fez linda jogada e obrigou Brenno a se esticar para evitar o segundo gol dos donos da casa. No minuto seguinte foi Marcelo quem fez o goleiro gremista trabalhar em cobrança de falta. Os 10 minutos iniciais foram de um Caxias agudo e Grêmio acuado na defesa, errando muito a saída de bola.
Aos 15 minutos a primeira chegada gremista na etapa final. Reinaldo cruzou para Campaz, mas a zaga mandou para escanteio. Três minutos depois, Thiago Carvalho tirou Moacir e colocou Marlon. Na sequência, foi a vez de Renato mexer. Entraram Diogo Barbosa, Galdino e Gustavinho nos lugares de Reinaldo, Carballo e Campaz. Aos 27, o Grená voltou a assustar após contra-ataque. Jean Dias entrou na área, mas chutou fraco.
Aos 30 minutos, Luís Suárez recebeu dentro da area, driblou Dirceu e mandou no ângulo. De virada, 2 a 1 Grêmio, o quarto do centroavante em dois jogos. No minuto seguinte, Thiago muda o time, saíram Peninha e Diego Rosa, e entram Richard Luca e Marcão. Dois minutos depois, Eron arriscou de dentro da área e obrigou Brenno a trabalhar.
Aos 37, Renato tirou Ferreira e Suarez para as entradas de Thiago Santos e Thaciano. Thiago Carvalho, por sua vez, colocou Vinícius Spaniol e Guedes nos lugares de Eron e Marciel. Aos 39, Bitello foi derrubado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Na cobrança, Galdino bate fraco e Bruno Ferreira defendeu.
Sequencia de Caxias e Grêmio no Gauchão
Agora, o Grená volta a campo na quinta-feira (26) contra o São José em Porto Alegre. Antes, na quarta (25), o Tricolor recebe o Brasil de Pelotas na Arena.