Esportes

CBF inclui cláusulas contra assédio e discriminação em contratos de patrocínio

Medida já está em vigor e foi registrada nas últimas cinco parcerias comerciais da entidade

CBF inclui cláusulas contra assédio e discriminação em contratos
CBF inclui cláusulas contra assédio e discriminação em contratos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passou a incluir em seus contratos cláusulas que garantem o respeito à diversidade e repudiam todas as formas de preconceitos. A atitude foi divulgada pela entidade máxima do futebol no país por meio de comunicado emitido no último sábado (15).

Conforme nota divulgada no site da CBF, as medidas já estão em vigor e foram registradas nas últimas cinco parcerias comerciais.  “A CBF informa que todos os contratos da entidade passaram a contar com cláusulas que garantem o respeito à diversidade e repudiam todas as formas de preconceito, seja por raça, cor, religião, origem, gênero, condição física e mental e escolha política ou qualquer outra forma de diferenciação”.

A Confederação inseriu também em seus contratos um dispositivo de combate ao assédio moral e sexual. O último presidente da entidade, Rogério Caboclo, perdeu o cargo após ser denunciado por funcionários e ex-colaboradoras da entidade por assédio sexual e moral. “A inclusão das cláusulas é uma decisão do presidente Ednaldo Rodrigues, eleito em março com a missão de dar transparência, promover a inclusão e modernizar a gestão da CBF”, destacou a nota.

Ainda assim, todas as empresas e colaboradores que ferirem estas cláusulas estarão cometendo falta grave, que poderá levar à rescisão do contrato.