O sábado (2) foi um dia histórico na Série D do Campeonato Brasileiro. A partida no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro colocou frente a frente Portuguesa-RJ e Caxias, e apenas um deles conseguiria o acesso à Série C em 2024. Após empate na primeira partida, quem vencesse garantiria a vaga. Com emoção, o Caxias venceu a partida por 1×0.
Primeiro tempo
Durante os primeiros 45 minutos, poucas chances reais de gol foram criadas. Os mandantes tiveram a melhor chance de abrir o marcador, mas acabou desperdiçando com Marcelo Toscano, ele que fez o gol carioca na última semana no Centenário.
Por outro lado, a equipe Grená não teve produção suficiente para assustar efetivamente os mandantes, tendo que se defender na maior parte da primeira etapa.
Segundo tempo
Na etapa complementar, as duas equipes tiveram que mudar suas posturas para quem sabe conseguir fazer o placar necessário para subir de divisão. Assim como no primeiro tempo, os cariocas seguiam criando as melhores chances. Aos sete minutos Luan finalizou e a bola passou perto da trave.
O técnico Gerson Gusmão resolveu fazer mudanças na equipe caxiense para tentar mudar o panorama do jogo, colocando Marcelinho e depois Pedro Peu e Adriel, nos lugares de Emerson Santos, Jonathan Lisboa e Marcelo respectivamente.
Uma das tentativas das equipes quando no setor ofensivo era o levantamento na área através de cruzamentos, mas estes também não surtiam efeito. Quando o jogo já se encaminhava para a parte final, aos 37 minutos do segundo tempo uma lance de mão dentro da área fez com que o VAR fosse chamado, sendo assinalado o pênalti. Na cobrança, Eron anotou o gol já depois dos 40 minutos. Este foi o 14º gol do artilheiro na quarta divisão.
A partir dai o time da Serra tentou prender a bola o máximo possível para gastar o tempo. Toscano tentou empatar a partida mas Fabian Volpi defendeu mandando para escanteio. Pouco depois Vitor Feijão também acabou parando no goleiro adversário.
Mesmo com as boas tentativas nos minutos finais, o jogo terminou em 1×0 para o Caxias resultado este que garantiu vaga ao time na Série C em 2024. Este foi o primeiro acesso nacional na história do clube Grená.