O Caxias foi derrotado pelo São Bernardo, neste domingo (5), no Estádio Primeiro de Maio, no placar de 1 a 0, e vê o acesso à Série B mais distante, mas ainda possível na última rodada. O grená terá que vencer seu confronto, torcer por resultado paralelo e tirar diferença no saldo de gols.
Primeiro tempo
Logo aos 5 minutos de jogo, o São Bernardo esteve muito perto de largar em vantagem, quando Felipe Azevedo saiu na cara do gol e bateu rasteiro, mas Thiago Coelho fez ótima defesa. A oportunidade perdida foi apenas a primeira de uma grande pressão que foi imposta pela equipe da casa, obrigando a grená a permanecer no campo defensivo.
Aos 19, Thiago Coelho precisou fazer nova defesa salvadora, após cabeceio de Echaporã, começando a se consolidar como a principal peça do Caxias em campo. Aos 22, em cobrança de falta de Dudu Miraíma, o goleiro grená apareceu mais uma vez, se esticando para espalmar a bola.
O São Bernardo continuou melhor em campo, insistiu e, aos 37 minutos, abriu o placar em um lance que nem Thiago Coelho foi capaz de evitar. De muito longe, Dudu Miraíma teve liberdade para finalizar e acertar o ângulo, sem chances para o goleiro. 1 a 0.
Segundo tempo
O Caxias mudou de atitude para o início da segunda etapa e quase empatou aos 2 minutos. Após cobrança de lateral na área, Mantuan cabeceou e o goleiro Júnior Oliveira salvou no reflexo, em cima da linha.
Aos poucos, o ímpeto grená foi reduzido e o São Bernardo reequilibrou o confronto. Apesar disso, a bola parada voltou a ser aliada do Caxias aos 33 minutos, com bola alçada na área e cabeceio de Giovane Gomez que obrigou o goleiro Júnior Oliveira a operar grande defesa.
Aos 39 minutos, o zagueiro Douglas recebeu cartão vermelho e deixou a vida do grená ainda mais complicada na busca pelo resultado. Para piorar, Thiago Ennes também foi expulso aos 49. A torcida do Caxias, que acompanhou a derrota de perto, saiu do Estádio Primeiro de Maio menos confiante no acesso.
Situação do Caxias
Com a derrota para o São Bernardo, o Caxias chega à última rodada do quadrangular da Série C dependendo de resultados paralelos para conquistar o acesso, em uma situação muito complicada. A partida decisiva será no sábado (11), às 17h, no Estádio Centenário, contra o Floresta.
O que é inegociável é uma vitória grená no seu confronto. Em paralelo, terá que torcer para que o São Bernardo perca para o Londrina, tendo ainda que tirar a diferença no saldo de gols em relação aos concorrentes diretos para ir à Série B de 2026.
Escalações
Caxias: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Douglas, Alan e Marcelo; Mossoró, Vini Guedes (Kelvyn) e Yann Rolim (Gustavo Nescau); Calyson (Carlos Henrique), Jhonathan Ribeiro (Mantuan) e Welder (Giovane Gomez).
São Bernardo: Júnior Oliveira; Hugo Sanches, Hélder, Augusto e Pará; Foguinho, Dudu Miraíma (Bruno Silva) e João Paulo (Romisson); Echaporã (Pedro Felipe), Felipe Garcia (Rodolfo) e Felipe Azevedo (Vitor Andrade).