Por maioria simples de votos, o Caxias foi absolvido da acusação de escalação irregular do lateral Yuri Ferraz na Série C de 2024.
O julgamento, em segunda instância no STJD, foi realizado na tarde desta quinta-feira (10).
O recurso foi impetrado pelo Sampaio Corrêa-MA.
O relatório foi favorável à absolvição do Caxias. No entanto, o auditor Luiz Felipe Bulus, decano do Tribunal, terceiro a votar, alertou para uma interpretação diferente do artigo 214 do CBJD. Com isso, os auditores que votaram depois dele foram na linha da condenação ao Caxias pela perda de pontos e o placar ficou em 4 a 4 para decisão do presidente.
Último a votar, o presidente, Dr. Luiz Otávio Veríssimo, considerou que existia muito tempo entre o fato e a denúncia e por isso absolveu o clube grená, votando conforme a relatora.
O Caso
Yuri Ferraz veio do ABC-RN para o Caxias e entrou em quatro jogos na Série C de 2024. No entanto, a súmula do jogo entre Athletic-MG e ABC-RN não registra a entrada de Yuri no jogo.
O Caxias se defendeu alegando que se baseou nas súmulas, portanto, sem a ciência da presença do jogador em quatro partidas.
Na primeira instância, o Caxias foi absolvido por unanimidade. No entanto, o Sampaio Corrêa-MA recorreu da decisão e o caso foi ao Pleno nesta quinta-feira (10).