Em jogo realizado na noite desta sexta-feira (21) em Caxias do Sul, o Caxias do Sul Basquete venceu o clássico contra o União Corinthians por 68 a 65. A partida muito equilibrada, foi dominada pelos visitantes no segundo quarto, e pelos mandantes no terceiro período até os minutos finais. Mas empurrado por mais de 2 mil torcedores, o Caxias fez o dever de casa e começou com estreia o Novo Basquete Brasil.
Visitantes abriram o placar
O jogo começou com os visitantes acertando uma bola de três pontos. Mas logo em seguida o Caxias também pontuou. A partida começou pegando fogo, como um bom clássico gaúcho deve ser, com ambos os ataques convertendo suas bolas. Quando uma equipe acertava a outra também. Apesar do início com bastante intensidade, a metade do quarto foi marcada por um momento de muitos erros de ambos os ataques. Faltando um minuto e quarenta para acabar o quarto, o Único abre a maior vantagem até aqui, três pontos. No final do quarto, os caxienses não conseguiram pontuar e viram o os visitantes abriram cinco pontos. Fim do primeiro quarto: 11 a 16.
Assim como no primeiro período, o segundo começou com a equipe do União Corinthians abrindo o placar. Os caxienses não conseguiam converter os seus ataques e viu os adversários abrirem nove pontos de vantagem. Com o passar do tempo o Caxias do Sul Basquete encaixa a defesa, defende melhor e vai baixando a diferença para apenas três pontos. Mas logo em seguida os visitantes jogam um balde de água fria, ampliando novamente para cinco pontos a vantagem. Com isso o técnico Rodrigo Barbosa, para o jogo. Mesmo com a parada a equipe não consegue reagir. No final do quarto, o único abre 10 pontos. O Caxias consegue diminuir, mas no último centésimo vê os visitantes abrirem 10 pontos novamente. Fim do Segundo quarto: 24 a 34.
Diferente do que foi o segundo quarto, o Caxias voltou mais firme na sua defesa e disposto a pelear para baixar a diferença. Arthur Bernardi abriu o período com uma bola de dois. E após isso foi só ataque dos donos da casa, que abriram 10×0 no placar parcial, fazendo as mais de duas mil pessoas pulsarem no ginásio do Sesi. O jogo voltou para aquele início empolgante, de ambas as equipes, convertendo seus ataques e o placar empatado.
O placar seguiu empatado até o último segundo, quando o argentino Stefano Pierotti acertou uma bola de três. Fim do terceiro quarto: 48 a 45.
O último quarto de jogo começou com uma cesta de dois do Unico, no quarto período de jogo a defesa do Caxias começou bem, segurando a equipe adversária. E com um ataque liderado pelo argentino Stefano Pierotti, abriu oito pontos de vantagem.
Com esse domínio do Caxias do Sul Basquete, o Athos Calderaro, técnico do União Corinthians, parou o jogo. Na volta da parada, os donos da casa abriram 10 pontos de vantagem. No final do período o Caxias, erra alguns ataques e com um bom aproveitamento das bolas de três dos visitantes, eles diminuem a vantagem conquistada para três pontos. Faltando 23 segundos o jogo estava 66 a 65. Rodrigo para o jogo para armar o ataque final. O ataque não funciona, mas a defesa sim, faltando 3 segundos. O Caxias sofreu uma falta e abriu 3 pontos de vantagem. Faltando três segundos, o União tinha a bola e o ataque. Mas a defesa do Caxias segura e vence a partida. Fim de jogo: 68 a 65.
Maiores pontuadores da partida
Destaques para Diego com 16 pontos e 6 rebotes. Stefano Pierotii com 13 pontos e 2 assistências e Humberto com 12 pontos e 2 rebotes.
Agora o Caxias do Sul Basquete viaja para Belo Horizonte, onde enfrenta o 123 Minas no dia 28 de outubro às 19 horas, com transmissão no Youtube do NBB.
Registros da partida
Fotos: Matheus Magnani/ Caxias do Sul Basquete