Esportes

Calendário das divisões nacionais pode mudar planejamento das equipes do interior: Confira as datas

Ainda não há definição das datas para a volta do Campeonato Gaúcho

Foto: CBF
Foto: CBF

Ainda não há definição das datas para a volta do Campeonato Gaúcho. Porém, com a divulgação do calendário do futebol brasileiro feita pela CBF, já é possível projetar a temporada de algumas equipes gaúchas. Atualmente, dos 12 clubes do Gauchão, 9 deles estão envolvidos com alguma competição nacional.

Juventude, Brasil e São José ainda estão vivos na Copa do Brasil. Após vencerem as duas primeiras fases e disputarem o jogo de ida da terceira fase, realizado antes da pandemia, os clubes já tem uma data para disputar o jogo da volta: 26 de agosto. Porém, para os três a missão é complicada.

O Juventude empatou em 1 a 1 com o América-RN no Alfredo Jaconi. Viajará até Natal na data prevista para o jogo da volta. O Brasil perdeu em casa por 1 a 0 para o Brusque e decidirá a vaga em Santa Catarina. Já o São José perdeu fora por 2 a 0 para o Atlético Goianiense e conta com a força do Passo D’areia para reverter o resultado.

Importante lembrar que não há saldo qualificado na competição. Caso avancem, os clubes disputarão a quarta fase entre os dias 16 e 23 de setembro. A final da Copa do Brasil está marcada para os dias 3 e 10 de fevereiro.

Juventude e Brasil terão calendário até o dia 30 de janeiro, data marcada para a última rodada da Série B. Assim como a primeira divisão, a segundona também manterá o formato com as 38 rodadas. A competição tem data prevista de início para 8 de agosto, com rodadas no meio e final de semana na maioria das datas.

Na Série C, o desejo de São José e Ypiranga será um natal e ano novo de muitas emoções. Na primeira fase, os dois clubes gaúchos se juntarão a outros 8 clubes do sul e sudeste no Grupo B, em um formato de todos contra todos em ida e volta, onde os 4 melhores avançam para a próxima fase. A competição começa 9 de agosto e a primeira fase termina 6 de dezembro.

Na segunda fase, haverá uma mudança do que era feito nos anos anteriores. Não há mais o mata-mata entre as equipes do Grupo A contra o Grupo B, onde o vencedor do confronto garante o acesso. Dessa vez, os 8 clubes classificados se dividirão em 2 grupos com 4 integrantes cada, onde disputarão num quadrangular.

O quadrangular tem previsão de iniciar dia 13 de dezembro e ir até 17 de janeiro. Os dois melhores de cada grupo serão promovidos à Série B de 2021, enquanto os melhores de cada grupo disputarão a grande final. A decisão está prevista para ocorrer nos dias 24 e 31 de janeiro.

Já na Série D, onde Caxias, Pelotas e São Luiz representam o estado, também há uma mudança de regulamento. Os clubes serão divididos em 8 grupos com 8 integrantes cada, e disputarão em formato todos contra todos em ida e volta. Os 4 melhores passarão de fase. Como a competição é regionalizada, as equipes gaúchas estão todas no grupo A8, onde enfrentam clubes de São Paulo e Santa Catarina.

Para os clubes do Rio Grande do Sul a competição inicia dia 20 de setembro. Antes disso haverá uma fase preliminar, sem nenhum gaúcho envolvido. A primeira fase vai até 28 de novembro. Após isso, os 32 clubes classificados se enfrentarão em mata-mata até a final. Nas quartas de final, quem se classificar garante vaga para a Série C de 2021. Os jogos do acesso estão marcados para os dias 3 e 10 de janeiro. Já as finais, serão disputadas entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fonte: O Bairrista