Ca-Ju 290: Juventude marca nos acréscimos e vence o Caxias no Alfredo Jaconi

No Ca-Ju 290, quem levou a melhor foi o Juventude. Com o apoio da torcida, no Estádio Alfredo Jaconi, o alviverde fez 1 a 0 sobre o Caxias, na noite desta quinta-feira (22), com o gol da vitória marcado nos acréscimos. Com o resultado, a vaga nas quartas de final do Gauchão já está praticamente garantida para as duas equipes e pode ser confirmada no próximo final de semana.

Primeiro tempo

O jogo começou quente, com muitas faltas. Em menos de 10 minutos, três cartões amarelos já haviam sido aplicados. Para surgir a primeira chance de gol, foi necessário um lance de bola parada a favor do Juventude. Aos 13 minutos, após cobrança de falta de Raí Ramos, Messias desviou de cabeça e acertou a trave esquerda de Léo Lang.

Aos 25, a tensão que o confronto carregava desde o primeiro minuto acabou em expulsão. O zagueiro Andrés Robles, que já tinha amarelo, puxou Alisson Safira, que avançava em direção ao gol, e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Caxias com um jogador a menos.

O técnico Fernando Marchiori foi obrigado a alterar a equipe ainda na etapa inicial, retirando dois atacantes e focando em resistir ao Juventude, na intenção de explorar os contra-ataques.

Foto: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

Segundo tempo

O time alviverde voltou do intervalo com uma superioridade ainda maior sobre o rival e quase marcou aos 4 minutos, com um bonito chute de Juan Christian que explodiu na trave. Foi criada uma grande pressão do Juventude em busca do gol, enquanto o Caxias demorou mais de 20 minutos para começar a explorar o ataque e não teve resultado.

Aos 34, o Juventude voltou a ameaçar a defesa adversária e chegou muito próximo de abrir vantagem. Depois de cruzamento na área, a bola bateu em Lucas Mineiro e tinha endereço, mas Joílson apareceu para afastar quase em cima da linha.

Os últimos minutos tiveram ataques para os dois lados, com oportunidades mais claras no setor ofensivo alviverde. Aos 46, Juan Christian criou bonita jogada individual pela esquerda e finalizou muito perto.

A insistência deu resultado apenas aos 52 minutos. Dentro da pequena área, Rodrigo Sam recebeu passe de cabeça e se esticou para empurrar a bola para a rede, marcando o gol da vitória do Juventude. 1 a 0. O lance, que inicialmente havia sido anulado por impedimento, teve revisão do VAR e foi validado.

Foto: Luiz Erbes/S.E.R. Caxias

Reta final de primeira fase

O Juventude não está matematicamente classificado às quartas de final do Gauchão, mas isso está muito próximo de acontecer. Neste domingo (25), em confronto diante do Monsoon, às 18h, no Alfredo Jaconi, a vaga pode ser confirmada

Enquanto isso, o Caxias também segue perto de avançar de fase, mesmo com a derrota no Ca-Ju. A garantia nas quartas deve ser alcançada na próxima segunda-feira (26), contra o São José, às 19h, no Passo d’Areia.

Escalações

Juventude: Jandrei; Gabriel Pinheiro (Juan Christian), Rodrigo Sam e Messias; Raí Ramos (Manuel Castro), Lucas Mineiro, Iba Ly (Pablo Roberto), Mandaca (Ray Breno) e Alan Ruschel; Gabriel Taliari (Marcos Paulo) e Alisson Safira.

Caxias: Léo Lang; Ronei, Maurício Ribeiro, Andrés Robles e Roberto; Wellington Reis (Breno Santos), Dudu Vieira e Tomas Bastos (Jhonatan Ribeiro); Calyson (Joílson), Douglas Skilo (Vitinho) e Jeam (Lucas Cândido).