Esportes

Brasil vence Argentina e conquista o Sul-Americano Sub-17

Seleção Brasileira, que já havia garantido vaga na Copa do Mundo, chegou ao 13º título

Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-17
Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-17 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)

A Seleção Brasileira venceu a Argentina por 3 a 2, na noite de domingo (23) e conquistou o Sul-Americano Sub-17, disputado no Equador. O país é o maior campeão do torneio com taças no armário. Na última semana, os meninos do Brasil já havia garantido a vaga na Copa do Mundo da modalidade.

Mas o título veio com drama. Mesmo tendo derrotado a Argentina, foi preciso esperar o término da partida entre Equador e Venezuela. Com o empate dos donos da casa por 1 a 1, o Brasil garantiu mais uma taça do torneio. Ainda assim, a seleção comandada por Phelipe Leal terminou o torneio invicta, com o melhor ataque e os artilheiros da competição, Kauã Elias e Rayan.

O resultado sobre a Argentina, no estádio Olímpico Atahualpa, foi construído com dificuldade, diante de um adversário que impôs obstáculos ao Brasil, que sofreu o empate depois de abrir 2 a 0 no placar, com gols de Riquelme e Dudu. Logo após a igualdade dos argentinos, Dudu cobrou escanteio para Da Mata cabecear e pôr o Brasil em vantagem.

A Canarinho se despede da competição com 13 pontos de 15 possíveis no hexagonal final do Sul-Americano Sub-17. Além do Brasil, Argentina, Equador e Venezuela também estão classificados para o Mundial que será disputado em novembro.

A FIFA ainda não definiu onde será o Mundial Sub-17. No início de abril, a entidade máxima do futebol retirou o Peru do posto de país sede pela falta de garantias e de tempo hábil para país organizar torneio. A competição acontecerá de 10 de novembro a 2 de dezembro.