Na abertura dos jogos da 24ª edição das Surdolimpíadas, 16 das 20 seleções inscritas no futebol masculino entraram em campo neste sábado, 30 de abril. O Brasil, comandado pelo técnico caxiense Paulo André Cazarotto, perdeu por 3 a 2 para Camarões, em jogo realizado pela manhã, na Fundação Marcopolo, em partida válida pelo Grupo B.
O destaque da vitória camaronesa foi o centroavante Yao Bandaman, autor de dois gols. Abena fez o outro gol camaronês, todos no primeiro tempo, quando o time africano abriu vantagem de 3 a 0. Na etapa final, os brasileiros reagiram e diminuíram a diferença com dois gols de Alan, o camisa 9 do Brasil, mas insuficiente para evitar a derrota.
Nos outros jogos da manhã, França e Egito ficaram no empate por 1 a 1. A Grécia fez 3 a 0 no México e os americanos golearam o Iraque por 4 a 1. À tarde, outros quatro jogos completaram a primeira rodada do futebol masculino. A Ucrânia venceu a Coreia do Sul por 2 a 1, os turcos fizeram 2 a 0 na Alemanha e a Polônia aplicou a maior goleada da competição até agora, fazendo 5 a 0 no Uzbequistão. No Grupo B, do Brasil, o Irã pulou para a liderança da chave ao vencer os italianos por 2 a 0.
Confira abaixo os resultados da primeira rodada e os próximos jogos:
GRUPO A – EST. MUNICIPAL
EGITO 1 X 1 FRANÇA
UCR NIA 2 X 1 CORÉIA DO SUL
02/05
10H – ARGNETINA X CORÉIA DO SUL
14H – EGITO X UCR NIA
GRUPO B – FUNDAÇÃO MARCOPOLO
BRASIL 2 X 3 CAMARÕES
ITÁLIA 0 X 2 IRÃ
02/05
10H – HOLANDA X IRÃ
14H – BRASIL X ITÁLIA
GRUPO C – GIANELLA
ESTADOS UNIDOS 4 X 1 IRAQUE
TURQUIA 2 X 0 ALEMANHA
02/05
10H – MALI X ALEMANHA
14H – ESTADOS UNIDOS X TURQUIA
GRUPO D – SANTA LÚCIA
GRÉCIA 3 X 0 MÉXICO
UZBEQUISTÃO 0 X 5 POLÔNIA
02/05
10H – SENEGAL X POLÔNIA
14H – GRÉCIA X UZBEQUISTÃO
Sobre as Surdolimpíadas
A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.
A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 5.000 pessoas entre surdoatletas, delegados e comissões técnicas e equipes de mais de 70 países.
Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.